Você está aqui: Página Inicial / Gestão Empresarial / Notícias / Segurança e uso responsável de cartões corporativos dependem de políticas instituídas pelas empresas

Gestão empresarial

Segurança e uso responsável de cartões corporativos dependem de políticas instituídas pelas empresas

publicado 25/02/2011 16h01
São Paulo - Segundo a Visa, especializada em soluções de pagamentos, regras facilitam a gestão financeira.

Por daniela

Karen Ferreira, diretora de Produtos Comerciais da Visa do Brasil

A segurança e a utilização responsável dos cartões de crédito corporativos dependem do desenvolvimento de um conjunto de regras estabelecidas pelas companhias usuárias, segundo a diretora de Produtos Comerciais da Visa do Brasil, Karen Ferreira.

“Evidentemente, existem travas preventivas de segurança, mas o mais importante é que as empresas adotem políticas de utilização. As regras devem ser claras para os funcionários. Para a adoção de cartões corporativos, é necessário ainda treinamento específico aos colaboradores e também auditorias”, afirmou a executiva, que participou nesta sexta-feira (25/02) do comitê de Viagens & Negócios da Amcham-São Paulo.

“A companhia deve estar comprometida com instruir, monitorar e desciplinar seus clientes internos”, completou Ronaldo Almeida, gerente de Compras e Viagens Corporativas do Grupo Itaúsa.

Vantagens

Com normas precisas dentro das organizações, os cartões corporativos representam uma série de vantagens, de acordo com a Visa, operadora, e a Itaúsa, usuária. As principais são:

• Visibilidade e controle de gastos;
• Concentração dos pagamentos no cartão e não separadamente, com cada fornecedor;
• Facilitação dos processos com auditoria;
• Gestão dos fornecedores;
• Garantia de informações para planejamentos estratégicos;
• Acompanhamento de tendências. Por exemplo, é possível checar o valor médio pago em tarifas aéreas e hotéis, e se é compatível com o mercado, estabelecendo uma base para negociações com fornecedores;
• Maior respeito e adesão às políticas de viagens das organizações, uma vez que cada viajante é responsável pela prestação de contas;
• Administração financeira automatizada, sem papel.

Ronaldo Almeida lembrou que um dos pré-requisitos fundamentais para o uso eficiente dos cartões é que as empresas tenham um aplicativo ERP (Enterprise Resource Planning) para ser integrado à plataforma de dados da operadora (do cartão).

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES | INSCREVA-SE!

17/08 QUINTA
Belo Horizonte
Gestão Empresarial
17/08 QUINTA
Campinas
Gestão Empresarial
17/08 QUINTA
Uberlândia
Gestão Empresarial
18/08 SEXTA
São Paulo
Gestão Empresarial
18/08 SEXTA
Ribeirão Preto
Gestão Empresarial
© 1995-2013 Copyright AMCHAM - Câmara Americana de Comércio. Todos os direitos reservados