Cartão de visita digital: como fazer networking em tempos de coronavírus

publicado 29/06/2020 16h50, última modificação 29/06/2020 16h50
Brasil – Participar de eventos corporativos online e utilizar ferramentas digitais a seu favor são algumas das opções para o momento de isolamento social
BANNER_DESTAQUE_800x400_03.png

A era do cartão de visita físico está acabando, e assim como vários outros processos, o coronavírus veio para acelerar esse também. Entretanto, fazer e manter contatos estratégicos à distância ainda não é uma prática muito comum – mesmo sendo totalmente possível. Para isso, existem ferramentas digitais especializadas e dicas bastante úteis.

Segundo André Coutinho, sócio-líder de Clientes e Mercados da KPMG no Brasil e na América do Sul; e Adriana Barreto, sócia-diretora de Market Intelligence da KPMG no Brasil, é possível que esteja existindo mais contato agora, virtualmente, se comparado a antes, justamente pela otimização do tempo e facilidade das ferramentas. “Tivemos que nos adaptar à situação e as tecnologias existentes hoje são extremamente funcionais”, afirmam.

 

LINKEDIN COMO ALIADO

Até mesmo antes da pandemia, o LinkedIn era um grande aliado do networking. A rede social de trabalho serve como uma vitrine onde é possível compartilhar conteúdos voltados ao universo corporativo e se conectar com profissionais. Assim, nada mais lógico que utilizá-la durante a pandemia para aumentar a lista de contatos estratégicos para os negócios e se comunicar. E não se esqueça de manter seu perfil atualizado na plataforma e compartilhar suas conquistas e trabalhos mais importantes.

 

ESTAR PRESENTE É IMPORTANTE

Durante a pandemia, a maioria dos eventos, palestras e outros encontros estão acontecendo de maneira online, permitindo com que pessoas em diferentes lugares participem. Assim, é importante não deixar de participar desses encontros e eventos corporativos online, porque essa é uma grande oportunidade de se conectar com outros participantes. Organizamos diversos eventos digitais e webinários e, por meio do nosso aplicativo, é possível visualizar a programação e se inscrever em menos de um minuto. Faça o download para Android ou IOS.

 

DESCONTRAÇÃO DURANTE A CONEXÃO

Happy hours e encontros, como cafés, virtuais são uma ótima forma estreitar laços estratégicos. Os executivos da KPMG aconselham manter tudo que for possível como era antes de forma virtual. “O networking se mantém, fazemos reuniões com clientes para alinhamento e apresentações de projetos, reuniões com targets, happy hours e encontros com família e amigos”, acrescentam. Criar vínculos e identidade são boas maneiras de ser lembrado(a) e isso só será possível por meio da aproximação com as pessoas – mesmo que só pela tela do computador.

 

COMUNICAÇÃO É A CHAVE

Prestar atenção na frequência de contato é importante: nem muito nem pouco, comunique-se sempre que necessário e o suficiente para ser lembrado. Converse com seus contatos estratégicos por meio de chats especializados para isso, como em nosso aplicativo, por exemplo. O App Amcham, disponível para download em Android e IOS, utiliza inteligência artificial, sem restrição geográfica, para identificar e sugerir conexões estratégicas com base no perfil e interesses comuns dos nossos associados. Semanalmente, são recomendados cinco contatos estratégicos para você ou seu negócio, dos quais você pode escolher até dois para iniciar uma conversa. Além de 'tinder corporativo', o nosso app possui uma funcionalidade de chat dos eventos - ou seja, a partir do momento em que você se inscreve em alguma atividade, é possível ter acesso a lista de confirmados e conversar no chat dos eventos, ampliando ainda mais o seu networking estratégico.