Os 17 ODS 2030, ou Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estão presentes na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e são adotados pelos 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU).
Essa política global é necessária para evitar os efeitos causados pelas mudanças climáticas, como o aumento da temperatura do planeta, que é de +1,1°C em relação aos níveis registrados na década de 1850. Sem medidas efetivas, a temperatura deve continuar subindo até alcançar 1,5°C, o que pode colocar 14% das espécies da Terra em risco de extinção e provocar danos irreversíveis.
Quer saber mais sobre os ODS 2030 e seus objetivos, sua relação com o universo dos negócios e como alinhá-los a sua empresa? Continue a leitura!
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável compõem uma agenda de ações que devem ser seguidas por países de todo o mundo, de modo a construir e implementar políticas públicas para garantir a prospetidade da humanidade em harmonia com o planeta até 2030. Eles foram elaborados tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) da ONU, que estiveram em vigor entre 2000 e 2015.
Ao todo, são 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, englobando quatro dimensões fundamentais para o desenvolvimento humano: social, ambiental, econômica e institucional. Além disso, eles estão relacionados a cinco pilares: pessoas, planeta, prosperidade, parceria e paz.
Para a elaboração dos ODS 2030, a ONU fomentou diversas negociações mundiais em 2013, o que culminou no lançamento dos objetivos em 2015. Esse processo contou com uma participação ativa do Brasil, que sinalizou como um dos objetivos prioritários do país a erradicação da pobreza.
Cada um dos 17 ODS 2030 da ONU representa um desafio a ser alcançado pela humanidade. O objetivo é a promoção de um desenvolvimento mais justo, sustentável, diverso e inclusivo. Assim, sua principal proposta é garantir que todas as pessoas possam se desenvolver, desfrutar de paz e prosperidade e ter mais qualidade de vida.
Os objetivos também buscam facilitar o desenvolvimento de ações integradas pelo mundo, de modo a gerar impactos reais na construção do desenvolvimento sustentável. Isso é possível graças ao fato de as ações agregarem diferentes níveis de governo, empresas e sociedade como um todo, abordando temas saúde, meio ambiente, educação, energia, água e igualdade de gênero.
São eles:
Apesar de ser uma agenda global, os temas abordados nos ODS 2030 são muito importantes para o universo dos negócios, uma vez que muitos dos objetivos são de incumbência corporativa.
Um aspecto que reforça essa relevância é a relação entre os ODS e o ESG (sigla em inglês para susntentabilidade ambiental, social e governança corporativa). Enquanto o ESG aborda práticas empresariais fundamentais para o desenvolvimento sustentável das organizações, os ODS trazem ações de amplitude global, de responsabilidade de entidades públicas e privadas.
Dessa forma, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável servem como uma ferramenta para ajudar as empresas a planejarem mudanças e adotarem práticas estratégicas dentro do ESG. Além disso, uma atuação guiada por ambos parâmetros permite criar um modelo sustentável de produção, proporcionando resultados otimizados e um melhor relacionamento com o público do negócio.
Esse tema foi abordado pela Diretora de Futuro ArcelorMittal, Paula Harraca, durante um dos encontros do Amcham Talks, em 2022. Durante a conversa, que integrou o pilar Business Model, ela destacou que, cada vez mais, temos a necessidade de olhar para o conceito de Super Smart Society — em português, Sociedade Superinteligente —, que representa uma sociedade baseada na conectividade.
“Esse conceito se propõe, a partir do entendimento dos 17 ODS e aproveitando o potencial das tecnologias digitais, a trazer as pessoas no exercício de diferentes papéis e convergindo nessa agenda, que vai reposicionar as tecnologias digitais para melhorar o bem-estar humano e resolver as grandes dores da humanidade”, explica Paula.
Os ODS 2030 trazem grandes oportunidades para as empresas, entre elas o acesso a novos mercados, a atração de investidores, a facilidade de crédito e uma melhor comunicação dos impactos positivos do negócio junto aos stakeholders. Confira algumas dicas:
Diante da urgência da questão climática, as empresas têm um papel central para o sucesso dessa agenda e devem atuar continuamente para colocar os ODS 2030 em prática e se tornarem mais sustentáveis.
Gostou de saber mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e quer conferir outros temas relevantes para melhorar a sua atuação? Então confira a página do Brasil pelo Meio Ambiente e veja o que outras empresas estão fazendo na área de ESG.