Assédio moral e sexual no trabalho: entenda como prevenir e apurar denúncias

publicado 21/07/2021 13h06, última modificação 21/07/2021 13h06
E-book aborda os principais tipos de desvio de comportamento e apresenta dicas práticas de como as empresas devem tratar e prevenir casos de assédio no ambiente de trabalho
Assédio moral e sexual no trabalho_Amcham Connect.jpg

Assédio moral e sexual são desvios de comportamento cada vez mais frequentes dentro das empresas em todo o Brasil. Quando ouvimos falar sobre esse problema, é muito comum pensarmos apenas no assédio moral e no assédio sexual. No entanto, existem outros tipos de condutas inadequadas que as organizações devem ficar de olho, para aprender a identificar e prevenir tais comportamentos.

Com isso, toda ação ou prática recorrente e inadequada socialmente, que busca constranger, chantagear e difamar outra pessoa é caracterizada como um desvio de comportamento - ou desvio de conduta.

Só nos últimos 4 anos foram registrados 42.970 relatos de assédios nos canais de denúncias corporativos operados pela ICTS Protiviti - empresa especializada em gestão de riscos, ética e compliance.

 

O QUE MUDOU COM A PANDEMIA?

O isolamento social, crucial para conter a pandemia, trouxe a realidade do trabalho remoto para muitas empresas. Entretanto, ao contrário do que se pensava, os casos de assédio e desvio de comportamento continuaram a aumentar.

  • No começo de 2020: a quantidade de denúncias recebidas pela ICTS Protiviti vinha crescendo cerca de 33% em comparação ao mesmo período do ano anterior, 2019. 

  • Em abril de 2020: logo no início da pandemia no Brasil, houve uma queda de quase 50% no volume de relatos de assédios nas empresas.

  • Fim de 2020: a quantidade de relatos voltou a subir, chegando a 12.529 casos registrados no ano. 

  • Em 2021: os números do primeiro trimestre já mostram que a quantidade de relatos será ainda maior.

Este cenário sugere que os assédios e agressões vêm se adaptando ao estilo de trabalho e afetando as organizações como um todo, independente da proximidade física dos profissionais. 

 

Quando a empresa não dá a atenção necessária às denúncias de assédio moral e sexual... 

O agressor sente-se livre

A vítima fica sem apoio

A empresa sofre com má reputação

 

ENTENDA COMO PREVENIR E APURAR DENÚNCIAS 

O assédio, seja moral ou sexual, é uma realidade nas empresas. Fechar os olhos para o problema só o tornará maior: é preciso encarar de frente sua existência, atuar de maneira preventiva e se preparar para tratar adequadamente cada ocorrência.

Diante desses desafios, lançamos o e-book “Assédio moral e sexual no trabalho: entenda como prevenir e apurar denúncias” em parceria com a ICTS Protiviti.

O material aborda os principais tipos de desvios de comportamento moral e sexual e como identificá-los antes que se tornem um problema, apresentando uma lista de indicadores para ficar de olho e trabalhar a prevenção. 

Além disso, o e-book trata das mudanças causadas pela pandemia ao expor algumas vantagens e desvantagens do trabalho remoto e do distanciamento social para apuração e tratativa de denúncias de assédio nas empresas.

Por último, compartilhamos 4 dicas práticas de como tratar e prevenir o desvio de comportamento na sua empresa, para mitigar riscos, inibir futuras agressões e oferecer um ambiente de trabalho seguro e saudável aos colaboradores.

Clique aqui para fazer o download.