Conteúdo exclusivo: seis e-books para trazer diversidade e inclusão para o seu negócio

publicado 16/11/2018 16h27, última modificação 06/09/2019 14h26
Material reúne ensinamentos de especialistas que participaram do Fórum de Diversidade da Amcham
Diversidade e Inclusão.jpg

A sua empresa está preparada para lidar com os desafios da diversidade e da inclusão? Durante o Fórum de Diversidade da Amcham #EuCausoNaCausa, no dia 27/09, um time de especialistas e executivos discutiram, durante toda a manhã, diversos aspectos sobre o tema.

Reunimos os melhores ensinamentos do fórum em seis e-books completos, discutindo tanto a diversidade de uma perspectiva mais geral quanto segmentando para grupos específicos, como pessoas negras, com deficiência (PCD) e LGBTs. Leia e se prepare melhor para entender melhor e lidar com essa temática tão complexa:

 

1) Abra as portas para a diversidade em 5 passos

A promoção dos temas de diversidade e inclusão é a primeira etapa de uma longa jornada – não é possível alcançar um cenário ideal da noite para o dia. É preciso construir esse ambiente diariamente. Para começar a dar os primeiros passos, separamos cinco conselhos importantes para aqueles que pretendem estabelecer essas políticas na empresa e transformar a cultura de maneira irreversível.

 

2) Os 4 pontos de atenção para a sua empresa vencer o desafio da inclusão

Depois de inserir a temática como uma estratégia da organização, é preciso rever processos: ver o que atrai talentos e o que os afasta. Neste e-book, apontamos quatro pontos de atenção que qualquer organização precisa ter para combater práticas excludentes e atrair pessoas de diferentes grupos.

 

3) Diversidade racial - a maioria que não se vê em uma sala de reunião

“Diversidade existe nas empresas. É só olhar para o porteiro e o jovem aprendiz”. A provocação de Monique Evelle, empresária e influenciadora, representa um dos grandes desafios relacionados a diversidade racial: mesmo com o aumento de pessoas negras nas universidades, pessoas negras ainda ocupam os cargos mais baixos da organização. Atualmente, menos de 10% dos profissionais negros ocupam altos postos (Ethos, 2016). Conheça mais sobre a questão racial nas empresas e entenda como pode aumentar o número de pessoas negras na organização e na liderança.

Leia também: Construindo equidade racial na liderança em seis passos, e-book da Amcham (maio de 2018)

 

4) Diversidade LGBT - Onde estão as pessoas trans?

Lésbicas, gays, bissexuais e pessoas trans formam a sigla LGBT – um mercado consumidor atraente para empresas. No entanto, internamente, ainda é um grupo marginalizado nesses mesmos locais. Além da discriminação (segundo a consultoria OutNow em 2017, 73% dos entrevistados relataram ter presenciado atos homofóbicos no ambiente de), o grupo de pessoas trans segue como um dos mais marginalizados no mercado formal de trabalho. Estima-se que 90% das pessoas trans trabalham na prostituição por falta de oportunidade, segundo a Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais). Neste conteúdo, entenda melhor como é a vida de uma pessoa trans e conheça um case de sucesso de inclusão.

 

5) Pessoas com deficiência: Preconceito, capacitismo e acessibilidade

Qualquer empresa com cem ou mais colaboradores deveria destinar de 2% a 5% de seus cargos para PCDs, segundo a Constituição Federal (Lei 8.213/1991). Mesmo assim, não são todas as empresas que cumprem a regra. Segundo estimativas do Rais de 2015, o mercado deveria ter 764 mil vagas de trabalho formal ocupadas por PCDs. No entanto, apenas 403 mil estão preenchidas. Conheça a história de duas pessoas com deficiência que mostram, na prática, deficiência não é falta de capacidade.

 

6) Pesquisa Diversidade Corporativa - Brasil 2018

Em uma sondagem com 119 dos executivos presentes no Fórum de Diversidade, a Amcham reuniu dados importantes para entender como os temas de diversidade e inclusão estão sendo tratados nas empresas. Captamos quais são os principais grupos que são mais inseridos, os que são menos inseridos e em que estágio estão, atualmente, os programas de diversidade dos participantes. Acesse a pesquisa para ver os resultados completos e as reflexões que esses dados trazem.

registrado em: , , , , ,