Gestão estratégica na crise: veja os quatro pilares que devem ser priorizados

publicado 04/06/2020 12h24, última modificação 04/06/2020 12h24
Brasília – Em cartilha digital, especialistas listam pontos de atenção de planejamento estratégico
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A gestão estratégica é fundamental para avaliar as questões a serem priorizadas e se antecipar aos próximos movimentos do mercado durante crises - inclusive a do coronavírus. É preciso um olhar tático para saber como agir diante desse cenário de incertezas, segundo Flávio Castro, sócio da FSB Comunicação, e Shedia Nassif, Consulting and Industry Solutions Leader da Ingram Micro. O planejamento estratégico é fundamental neste cenário. Os especialistas apostam que, com o coronavírus, ocorra um aumento da cobrança por padrões de comportamento das organizações.

Logo, a tomada de decisão deve levar em conta essas importantes variáveis. Por isso, Flávio e Shedia sugerem utilizar a matriz de priorização, que é uma visão estratégica para privilegiar ações definidas a partir do perfil da empresa. Essa matriz, detalhada no primeiro tópico da nossa cartilha ‘Gestão de crise Covid-19 é dividida em quatro pontos: finanças e gestão; vendas; prospecção, e marketing.

 

FINANÇAS E GESTÃO

Faça a projeção de fluxo de caixa assumindo três cenários de faturamento: base, pessimista e muito pessimista. Calcule o custo mínimo de funcionamento (ponto de equilíbrio) e busque ações de redução de custo. Depois disso, procure seu contador e prorrogue o pagamento de todos os impostos possíveis, conforme permitido recentemente pelo governo. Quando aos fornecedores, busque fortalecer as parcerias, que, nesse momento, se tornam ainda mais estratégicas.

 

VENDAS

Entre em contato com seus clientes mais valiosos (aqueles com mais representatividade) e construa com eles uma estratégia para passarem pela crise juntos. Neste momento, ele também está em crise. Crie um material com conteúdo relevante para seu cliente e entre em contato para compartilhar como seu produto/serviço pode ajudá-lo na crise/pós-crise. Além disso, mantenha sua rotina de vendas e converse com seu time e mantenha-o motivado. 

 

PROSPECÇÃO

Reavalie seu mercado. Desenhe o perfil do seu mercado atual, entendendo qual o seu Perfil Ideal de Consumidor (ICP, na sigla em inglês). Examine sua carteira de clientes para iniciar um relacionamento com eles e veja se sua base de clientes está atualizada, formatando, em seguida, uma base de dados contendo novos e possíveis clientes dentro do perfil desejado (ex-clientes e empresas trabalhadas no passado recente, por exemplo).

 

MARKETING

Reavalie sua estratégia de comunicação. Estude a redução ou o aumento do investimento em Marketing Digital, por exemplo. Frente a um desafio, todos os cenários precisam ser reavaliados. Por fim, também é primordial acompanhar as principais tendências dentro do Marketing Digital.

 

CONTEÚDO DE SOBREVIVÊNCIA

Todas essas dicas citadas estão presentes no tópico de gestão estratégica da nossa cartilha digital ‘Gestão de Crise Covid-19’. Nesse guia prático para enfrentamento da crise, selecionamos um conteúdo exclusivo abordado nas cinco webmeetings realizadas pela nossa regional em Brasília.

Além da gestão estratégica, a cartilha contém dicas sobre gerenciamento de fluxo de caixa, questões trabalhistas, saúde mental e comunicação estratégica. Clique aqui e faça o download gratuito do conteúdo completo.