Produtos digitais: saiba como criar por meio de três etapas essenciais

publicado 16/11/2020 10h00, última modificação 13/11/2020 18h24
Brasil – Entenda por que Design Thinking, Lean e Agile são essenciais para criar produtos inovadores e adaptáveis às transformações
Criação de produtos digitais etapas lean agile design thinking

No contexto de mudanças durante a pandemia, o produto digital se tornou algo muito importante. Isso porque, na visão de João Maia, diretor de estratégia e negócios da Venturus, houve um processo de isolamento social - ou seja, mais pessoas dentro de casa - e o relacionamento com produtos físicos sofreu mudanças: começou a acontecer através de canais digitais ou se transformou e virou o produto final de consumo

Segundo João, produtos digitais são baseados em softwares e ou hardwares que atendem alguma demanda específica de negócios. “Compramos comida ou compramos iFood? As pessoas passam a confundir os canais, não sabem se estão comprando um produto final ou se estão utilizando um canal digital. Os canais com certeza mudaram e, em alguns casos, os próprios produtos mudaram”, explica. 

Assim, abordando a fusão de três etapas diferentes, o americano Johnny Schneider, autor do livro “Understanding Design Thinking, Lean, and Agile”, propõe uma receita para o desenvolvimento de produtos digitais. Na visão dele, Design Thinking, Lean e Agile são as três metodologias que, quando praticadas de forma conjunta, ajudam as organizações a criarem novos produtos inovadores.

 

CRIANDO PRODUTOS DIGITAIS 

João avalia que o esquema desses três pilares funciona para a criação de qualquer produto digital. “Basicamente, o Design Thinking é uma abordagem para compreensão e descoberta de necessidades dos clientes; o Lean fala muito de priorização e foco; e o Agile se trata da construção propriamente dita do produto”, explica. 

Para facilitar a compreensão dessas três etapas, criamos, em parceria com a Venturus, o e-book “Criação de produtos digitais: os três ingredientes mais importantes dessa receita”. O material reúne dicas práticas e explica em detalhes como funcionam cada um desses três pilares e a importância da junção deles no processo de criação de produtos digitais. Clique aqui  para fazer o download