Resiliência escalável: um guia prático para sua empresa crescer em 2021

publicado 27/01/2021 10h02, última modificação 27/01/2021 10h07
Brasil – Desenvolver um plano de continuidade de negócios, aproveitar as mídias sociais e aprender novas habilidades são tarefas cruciais para criar uma empresa preparada para o futuro
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Atualmente, as empresas de pequeno e médio porte representam 90% do mercado e são responsáveis por mais de 50% dos empregos em todo o mundo. Apesar de ser uma expressiva fonte de renda, com menos dinheiro em caixa e poucos recursos, as PMEs foram as mais afetadas durante a pandemia e precisaram usar toda a sua agilidade para implementar inovações rapidamente e gerar resultados comerciais. 

Como os métodos tradicionais de fazer negócio se tornaram irrelevantes, as PMEs se reinventaram. Além de cortar custos e buscar ajuda financeira, muitas companhias aceleraram a adoção de novas tecnologias que, em circunstâncias normais, levariam meses para serem integradas. "As empresas de pequeno porte estão procurando algumas das mesmas tecnologias que as de grande porte. A capacidade de usar a nuvem, de usar dispositivos móveis, de se protegerem, mas com um preço diferente”, diz Jim Walsh, Vice-Presidente Sênior de Growth Marketing da Cisco. 

A transformação foi tão grande que, de acordo com um levantamento da CNBC, 72% dos proprietários de organizações de pequeno porte afirmam que a pandemia terá efeitos permanentes na maneira como eles administram seus negócios. E não foi apenas a tecnologia que fez a diferença nos estágios iniciais da crise: uma força de trabalho remota capacitada, plataformas de e-commerce e uma rede robusta de segurança cibernética também ganham destaque nesta lista. 

 

MENTORIA PARA O FUTURO 

Embora a maioria das empresas ainda estejam no modo de gestão de crise, há aqueles já estão pensando no futuro. Segundo Ricardo Ogata, Diretor de Vendas para PMEs da Ciscoa melhor forma de estar preparado para eventuais incidentes é desenvolver um plano de continuidade de negócios (BCP). “Um plano como esse descreve como devemos continuar com as operações básicas no caso de uma interrupção não planejada, nos orienta para que lado devemos ir e quais devem ser os próximos passos”, explica. 

Reimaginar suas aplicações e automatizar processos, preparar a infraestrutura para habilitar o trabalho remoto, capacitar o time e proteger seus dados e seu dinheiro também são tarefas essenciais para se preparar o futuro. Além disso, o CEO da Endress+Hauser também chama atenção para a importância das mídias sociais para o crescimento de uma empresa. “Qualquer que seja a rede, se tem uma pessoa que precisa ser a cara da organização é o líder. Os anúncios que começam a falando sobre nome da companhia geram impacto, mas, quando vem de pessoas, tudo funciona melhor”, afirma Carlos Behrends. 

Estudos e histórias de sucesso mostram que ser um aprendiz é essencial para o sucesso e faz parte do empreendedorismo. Novas tecnologias, técnicas de marketing, mudanças de regulamentos ou sistemas, tudo requer crescimento. Nosso último e-Book, lançado em parceria com a Cisco, é um verdadeiro aporte de conhecimento para que você, empreendedor, escale a resiliência da sua empresa e multiplique seu faturamento sem aumentar as despesas. Acesse o material completo aqui.