Saiba como construir sua estratégia de marketing e vendas em períodos de crise

publicado 15/06/2020 13h57, última modificação 15/06/2020 13h57
Brasil – Utilizar as redes sociais a seu favor e adaptar o branding ao momento são algumas dicas para fortalecer o negócio durante a pandemia do coronavírus
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Com o aumento em escala do consumo de redes sociais e meios digitais, o comportamento da empresa passou a ser observado de perto pelo público – mais ainda durante a pandemia do coronavírus, que aumentou o tempo de consumo de veículos online e redes sociais. Refletir sobre o papel do marketing e em como construir uma estratégia de vendas nessa crise são passos fundamentais. “A informação positiva ou negativa chega muito rápido, ao mesmo tempo em que o consumidor está atento a esse movimento, aprovando ou reprovando o produto, muitas vezes, com base no comportamento de cada marca”, analisa Teresa Maciel, sócia-diretora da Multi Comunicação.

Como exemplo, ela cita do que está acontecendo na TV Globo: embora a emissora tenha como linha editorial não divulgar marcas nem empresas privadas, durante o período de pandemia, o Jornal Nacional tem exibido diariamente um quadro para divulgar organizações – expondo marca e tudo – que estão doando parte de seus produtos para famílias carentes, ou produzindo equipamentos de proteção, por exemplo, aliviando de alguma forma as necessidades do outro.

Nem o branding tem ficado fora das mudanças exigidas durante esse momento: algumas empresas estão atualizando a identidade visual e remodelando a construção de marca. Na visão de Michelle Doherty, CEO na Melhor Comunicação, o branding deve ser usado de maneira estratégica – em todos os momentos e, durante a pandemia, ainda mais –, porque é ele que cuida da imagem da marca no mercado e como ela deve ser percebida pelo público.

A tarefa de transmitir uma Imagem Corporativa Positiva (ICP) nas redes sociais e nas mídias digitais envolve todo um conjunto de ações de marketing: propaganda, assessoria de imprensa e relações públicas. Assim, para construir uma estratégia de comunicação institucional eficaz, as organizações devem seguir as novas tendências de consumo e comportamento que surgiram com a pandemia.

Por isso, resolvemos criar a cartilha Marketing e vendas em tempos de crise, em parceria com o nosso Comitê Estratégico de Marketing de Recife. No material, além de Branding e Redes Sociais, falamos mais sobre tópicos como Mídia de performance; Inbound Marketing; Comunicação Interna e E-commerce. Clique aqui para fazer o download do material.