Sete dicas de como se manter produtivo fazendo home office

publicado 18/03/2020 11h35, última modificação 18/03/2020 11h38
Brasil – Respeite horários e trabalhe com uma comunicação clara para manter o engajamento e produtividade fora do escritório
Respeite horários e trabalhe com uma comunicação clara para manter o engajamento e produtividade fora do escritório.jpg

Com muitas empresas liberando seus colaboradores para trabalharem de casa diante da pandemia do COVID-19, inclusive pessoas que não estavam acostumadas a trabalharem remotamente, vem a dúvida: como se manter produtivo durante o home office? Reunimos algumas dicas para ajudar você. Confira:

 

CONSTRUA O SEU CANTINHO DO TRABALHO

Cada pessoa sabe como produz melhor: no entanto, a recomendação é não trabalhar deitado na cama ou no sofá. O ideal é colocar o computador em uma mesa apropriada, com assento confortável e reproduzir um pouco do escritório em seu lar. Isso ajuda na concentração e preserva a postura, evitando dores na coluna de ficar deitado em posições incorretas. Invista em uma cadeira confortável e uma mesa com espaço.

 

ATENÇÃO PARA AGENDA

Não misture as tarefas de casa com as entregas de trabalho: estabeleça um horário para começar, pausar para almoço, retomar e ficar off-line. Tentar fazer uma faxina ou lavar a louça durante o expediente digital pode tirar a sua concentração e tornar o dia mais improdutivo. Por isso, comunique a quem mora com você que aquele é o seu tempo de trabalho: isso é importante para evitar distrações.

 

REUNIÕES POR VÍDEO: COMO FAZER?

Para quem está acostumado com reuniões presenciais, trocar para as vídeo-chamadas pode trazer um choque. Afinal, por vídeo, é muito mais fácil se distrair com outras abas abertas no navegador e a comunicação pode ficar prejudicada se duas ou mais pessoas falarem ao mesmo tempo. Outra dica importante é procurar um local com luz adequada, para que a imagem captada na câmera não fique escura, e usar fones de ouvido com microfone para melhorar a qualidade da comunicação. Caso tenha alguma dúvida ou apontamento durante uma reunião por vídeo, anote e pergunte depois para evitar interromper o fluxo. Algumas ferramentas de transmissão possuem chat – use para perguntar coisas pontuais ou falar com alguém em específico.

 

FERRAMENTAS SÃO IMPORTANTES

Ferramentas para trabalho remoto são fundamentais para garantir o bom trabalho de uma equipe. Confira qual é a conexão de internet da sua casa, se a banda é boa o suficiente, se o computador está em ordem. Caso haja algum problema com esses equipamentos, informe o seu líder para ver quais são as providências que podem ser tomadas. Além de objetos físicos, ferramentas digitais também facilitam o trabalho remoto. Existem diversas delas gratuitas para compartilhar arquivos, realizar conferências, fazer a gestão de projetos e de agenda... Caso a sua empresa ainda não trabalhe com nenhuma, vale a pena conferir quais são gratuitas e pagas e quais atendem às demandas de sua equipe. Algumas empresas, frente à pandemia do Covid-19, liberaram seus recursos gratuitamente para ajudar nesse momento: é o caso do Google, por exemplo.

 

CUIDADO COM EXCESSOS

Com o trabalho remoto, surgem muitas críticas em relação ao horário de trabalho. Apesar de comportar mais flexibilidade, é preciso cuidado da liderança e dos colaboradores para não extrapolar pedidos, demandas e até mesmo mensagens fora do horário combinado por todos. Isso pode estressar a equipe e minar o engajamento.

 

TOME CUIDADO COM A COMUNICAÇÃO

É muito fácil interpretar uma mensagem de texto ou um e-mail com um tom errado. Quando pensamos em trabalho, caso haja má interpretação, isso pode gerar conflitos entre o time. Por isso, quando falamos em trabalho remoto, é importante se expressar de maneira clara e cuidadosa, para não gerar esses conflitos desnecessários. O cuidado deve ser redobrado, justamente por não contarmos com a linguagem corporal.

 

LIDERANDO À DISTÂNCIA

Estabeleça prazos e entregas com seus colaboradores, entendendo a jornada deles e o tempo que eles levam para essas tarefas. Também ajuda estabelecer pequenas reuniões por call diárias para acompanhar o progresso de cada um, compartilhar as informações e posicionamentos da companhia. É bom, ao final de cada encontro virtual, mandar um e-mail com os pontos abordados e prazos acordados. Assim, todos ficam na mesma página! Além disso, esse pode ser um bom momento para trazer motivação e otimismo para a equipe.

 

PROGRAMAÇÃO 100% DIGITAL SOBRE O COVID-19 E MAIS

Como forma de contribuir para a contenção do vírus no Brasil, transformamos, até o dia 31/3, os nossos encontros presenciais em atividades digitais e webinários em todas as 15 cidades onde estamos presentes.

A nossa nova programação digital vai reunir empresas e especialistas que já adotaram medidas corporativas e de gestão diante desta nova realidade, apoiando o setor privado brasileiro na construção de soluções ágeis, criativas e colaborativas para minimizar o impacto da circulação do vírus em nossa sociedade e no mercado empresarial.

Em breve, divulgaremos nosso calendário digital.