Veja o que você precisa para se tornar um líder na era digital

publicado 16/05/2019 16h05, última modificação 06/09/2019 14h28
O CxO Fórum de São Paulo reuniu experts de diversas áreas de atuação para um encontro essencial sobre a Transformação Digital das empresas.
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David Rogers durante seu keynote speech no CxO Fórum em São Paulo

Estrela do evento e Autor do livro “Transformação Digital: repensando seu negócio para a era digital”, David Rogers apontou que a transformação digital vai além da tecnologia. Seguindo esta lógica, o especialista listou seus sete principais ensinamentos: 1) não digitalize sua empresa sem estar pronto para a era digital, 2) defina sua visão de futuro e compartilhe com toda a empresa, 3) pense além dos horizontes de tempo com soluções a longo prazo, 4) foque em seus valores e crie novos modelos de negócios, 5) planeje menos e experimente mais, 6) crie seu momento e 7) encontre sua urgência.

Além de processos e operações, a transformação digital também atinge os colaboradores. A Diretora Executiva de RH da Accenture, Beatriz Sairafi, pontificou a importância da tecnologia no ambiente de trabalho. Segundo um estudo da própria Accenture, o Brasil é um dos países mais otimistas em relação ao uso de tecnologia no trabalho. Para muitos brasileiros, o uso de robôs para tarefas rotineiras e operacionais abre espaço para exploração de habilidades humanas como criatividade, análises e relação interpessoal. Além disso, Beatriz mostra que os skills de um líder do futuro são diferentes do que se pensa: empoderar funcionários, ir além da gestão, colaboração e networking.

 

INFORMAÇÃO E SATISFAÇÃO

Todos já sabem o que é Big Data. O desafio agora é como transformar essa imensidão de dados em valor. Isso é o que propõe Arnaldo Aimola, Gerente Geral da Gartner. A informação que o executivo mais reforça é que, em um futuro muito próximo, todos os setores vão se transformar com o foco na experiência o cliente.

Já o VP Regional da Salesforce, Calos Busch, reforça que a principal transformação da era digital é o foco no cliente. “Antes a única forma que você tinha de se comunicar com uma empresa era por meio da caixa postal. Hoje em dia é o cliente que dita o canal que ele quer usar; e isso é muito complexo para as companhias”, compartilha. O executivo ilustrou como o indivíduo é o principal fator de execução da quarta revolução: tecnologias hoje são criadas, principalmente, pensando na experiência de cada um, como personalizar atendimentos e produtos e como fazer o cliente se sentir único.

Se você perdeu algum momento do CxO Fórum ou não conseguiu estar presente, não se preocupe! As íntegras das palestras e webinars, além das apresentações dos especialistas convidados, estão disponíveis aqui no Amcham Connect para todos os associados.