A diversidade é hoje um fator de produtividade e competitividade para as organizações. Quando integrada nas
práticas rotineiras, promove oportunidades para inovação, competitividade e valorização de novos talentos.
Difusora dos novos conceitos e tendências, a Amcham lançou, em abril de 2016, o seu programa de diversidade. 

Objetivo e público-alvo

O programa voltado aos gestores e lideranças empresariais interessados na governança de uma politica de
talentos diversa e inclusiva.

Focada em Pequenas e Médias Empresas, a publicação é um guia prático empresarial que ensina com passos simples o que é a diversidade organizacional e seu mapeamento, promove ações afirmativas, cotas, além de esclarecer dúvidas comuns e aspectos legislativos. 

Com reuniões bimensais em São Paulo, o grupo reúne executivos associados de empresas de todos os portes e segmentos interessados em analisar melhores práticas com foco nesse tema. Nos encontros, o grupo tem acesso a cases, especialistas e pilares fundamentais de um programa inclusivo nas empresas.

Nas 14 filiais, promovemos fóruns, seminários e encontros abordando boas práticas ou temas específicos como equidade de gênero e empoderamento da mulher, cotas nas organizações e políticas de RH inclusivas, além da inclusão de transgêneros, transexuais e travestis nas empresas.

Resultados do programa 

A média de participação de executivos nos eventos sobre diversidade foi 100% superior à dos comitês que debatem os temas tradicionais de negócios, como finanças, marketing e vendas.

Ter uma política de diversidade é bom para a sociedade e para os negócios.
Confira os nossos 5 passos para promover a temática na sua empresa

 

icon-armario.pngSaia do armário
Admitir a situação atual é o primeiro passo que qualquer empreendedor precisa dar para trazer diversidade a sua empresa. 
 

icon-analise.pngFaça um diagnóstico da situação
O empreendedor interessado em deixar sua empresa mais igualitária precisa levantar todos os dados sobre sua equipe, ou seja, mapear a sua diversida. Existe uma enorme variedade de pessoas que sofrem discriminação no meio corporativo. 

icon-plano.pngCrie um plano de ações
Com os números em mãos, é chegada a hora de traçar os primeiros planos. Essa etapa deve ser elaborada pelos profissionais de recursos humanos da empresa, mas conto com ajuda dos nossos encontros e da cartilha de diversidade. 

icon-invista.pngInvista
Para que seja possível solucionar os problemas de diversidade, é preciso realizar pesquisas internas, preparar os profissionais de recursos humanos e criar um plano de ação. E lembre-se, se for nosso sócio, não perca as reuniões gratuitas dos comitês e outros encontros. 

icon-exclua.pngNão exclua ninguém
Não é porque uma iniciativa de diversidade é, normalmente, focada em um grupo de pessoas, que apenas esses indivíduos devem participar. Os melhores resultados aparecem quando o engajamento é o mais amplo.