Skip to content. | Skip to navigation

4 tipos de negócios do futuro que você precisa conhecer

publicado 10/05/2022 13h25, última modificação 12/05/2022 11h26
Descubra agora 4 dos principais negócios do futuro e saiba como se preparar para atuar nesse mercado!
negócios do futuro.jpeg

As tendências no mundo corporativo estão sempre mudando. Na última década, vimos muitas transformações acontecendo, desde o desenvolvimento dos modelos de negócios do futuro, passando pela incorporação de novas tecnologias e até pela forma como as pessoas consomem conteúdo.

Como resultado, há diversos novos empregos sendo criados, demandas de consumo surgindo e desafios mercadológicos capazes de colocar qualquer empreendimento à prova. Essas mudanças, às vezes, são difíceis de acompanhar, mas é fundamental que você aproveite este movimento ao seu favor.

Se você quer saber mais sobre o que esperar das tendências de negócios do futuro, continue a leitura.

 

Por que aproveitar as tendências de negócios em 2022?

Quando falamos em tendência de negócios e no mercado futuro, geralmente o associamos a alta tecnologia e recursos muitas vezes desconhecidos. A verdade é que, além dessas variáveis, precisamos entender que a mudança dos negócios é também resultado de uma transformação comportamental das pessoas.

Já é sabido, de longa data, que os consumidores estão cada vez menos interessados nos produtos e serviços em si, mas cada vez mais atentos às experiências que eles proporcionam. Uma marca não é apenas um nome comercial utilizado no mercado, mas a representação de um status, de uma causa ou de uma ideologia.

Portanto, quem estiver de olho nessa mudança comportamental do consumidor e acompanhar os principais desenvolvimentos tecnológicos que prometem abalar as estruturas do mercado futuro, terá todas as cartas necessárias na manga para prosperar nos próximos anos.

O Center for the Future of Work criou uma relação com as 21 prováveis profissões em alta para os próximos 10 anos. O relatório inclui funções como:

- Detetive de dados de RH;

- Auditor de Algoritmo;

- Líder do Futuro do Trabalho;

- Gerente de Equipe Humano-Máquina;

- Diretor de Bem-Estar;

- Diretor de Diversidade Genética.

Com essas tendências, podemos esperar profissionais altamente capacitados para trabalhar com a tecnologia e a uma espécie de re-humanização dos trabalhadores. Mas, afinal, como isso se encaixa nas expectativas para os novos negócios de 2022? 

 

Quais são as 4 principais tendências de negócios para aproveitar em 2022?

Se trabalhar com tecnologia de ponta parece muito futurista para você, saiba que é aos poucos que essa transição vai acontecendo. Um ótimo sinal de que ela já começou é a abertura de novos mercados consumidores e a demanda por serviços um pouco diferentes do que estávamos acostumados até então.

Quer se preparar para empreender neste cenário? Então, confira as tendências a seguir!

 

1. Clubes de assinatura

Uma das primeiras grandes tendências que valem a pena ser mencionadas são os clubes de assinatura. Com a pandemia, muitas pessoas tiveram a oportunidade de mudar a sua perspectiva sobre o próprio consumo de bens e serviços. A ostentação em locais públicos deu espaço para que elas usufruíssem desses atributos com mais privacidade, no conforto de seus lares.

Isso fez com que muitos consumidores passassem a perceber o valor de estabelecer uma certa relação com algumas marcas, criando uma espécie de novo nicho de atuação para os negócios. Hoje, os serviços de assinatura cobrem itens como: vinhos, livros, cafés, acessórios para pets, cosméticos e muito mais. Com eles, a empresa tem a oportunidade de surpreender seu público a cada novo ciclo.

 

2. Tokens não fungíveis (NFTs)

E para quem é adepto das soluções em formato digital, vale a pena ficar de olho nos tokens não fungíveis, ou NFTs, como são conhecidos. Esse é o típico modelo de negócio do futuro, que liga alguns códigos às suas respectivas artes digitais, indicando quem é o seu proprietário original.

A ideia toda gira em torno de criar um grande arquivo on-line, no qual estarão as principais obras do mundo digital, o que vai desde fonogramas até alguns memes, por exemplo. Eles são negociados principalmente por meio de criptomoedas e já movimentam uma quantidade bem expressiva de capital.

 

3. eSports

Quem disse que as competições esportivas são uma coisa apenas do mundo físico? No virtual, elas fazem sucesso e a demanda por empresas que desenvolvam jogos mobile está cada vez maior. Muitas pessoas acabam aderindo aos jogos on-line pela praticidade que eles proporcionam. E é claro que quem estiver atento pode aproveitar para lucrar com isso.

Além disso, com a intensificação do uso da realidade aumentada e da realidade virtual, os negócios que tomarem a frente no desenvolvimento de games realistas poderão crescer muito em um futuro próximo. E se você já ouviu falar do multiverso, sabe que esse recurso tem tudo para ser bem valorizado (e patrocinado) em pouco tempo.

 

4. Cibersegurança

Se o futuro é digital, então, investir em um empreendimento que forneça segurança nesse universo parece ser uma boa ideia, certo? Com tantas transações on-line e compartilhamento de dados importantes, a cibersegurança está entre as prioridades das empresas e, cada vez mais, das pessoas. Inclusive, existem empresas que estão contratando hackers para burlarem seus sistemas de proteção e evidenciarem suas falhas para que eles possam melhorar nesses quesitos.

Entretanto, essa transição não acontecerá do dia para a noite. Até corporações altamente tecnológicas estão demandando mais profissionais capazes de dedicar esforços exclusivamente à conciliação entre máquinas e seres humanos. O que podemos esperar é uma substituição gradual nos padrões de consumo.

 

Como você viu, o mundo digital vem ganhando cada vez mais relevância. As pessoas pesquisam, compram, consomem, encomendam e têm, cada vez mais, seu primeiro contato com os produtos pela internet. Por isso, se você quer estar preparado para atuar em um universo digital, é melhor se preparar para dominar os desafios inerentes a ele, o que inclui desde tecnologias de desenvolvimento até a logística.

Ter começado a se informar sobre o assunto já é uma iniciativa importante, já que agora você pode ficar atento aos principais indícios relacionados ao futuro do mercado. Então, não deixe de acompanhar outras postagens sobre esse tema.