Amcham Brasil: 20 anos transformando vidas, carreiras e negócios no interior de São Paulo

publicado 19/10/2021 10h40, última modificação 19/10/2021 18h32
Conheça os principais marcos, impactos e contribuições da Amcham no interior de SP e o que esperar para os próximos 20 anos de história
20 anos amcham interior de sp.jpg

Time da Amcham Interior de São Paulo no CEO Fórum 2019

Promover conexões transformadoras é o nosso propósito e há 20 anos estamos transformando vidas, carreiras e negócios no interior de São Paulo. Um propósito que é foco de todas as nossas atividades empresariais, inclusive, para celebrar o aniversário de 20 anos da Amcham em Campinas e os 15 anos em Ribeirão Preto.

Ao longo dos últimos anos, a região metropolitana de Campinas se tornou destaque em negócios e símbolo de desenvolvimento tecnológico e econômico no Estado de São Paulo e no Brasil. 

Segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios, lançado em 2020 pelo Centro de Liderança Pública (CLP), das 20 cidades mais competitivas do Brasil, 10 pertencem ao interior paulista.  

Diante disso, não é surpresa que o interior de SP tenha se tornado a região com maior número de empresas associadas à Amcham, se destacando entre as 15 regiões que estamos presente fora da capital de São Paulo. 

Para falar sobre o crescimento e desenvolvimento da Amcham no interior de São Paulo batemos um papo com Nádia Rabechi, nossa diretora de Membership. Ela relembrou o início da carreira em Campinas, os principais marcos desses 20 anos de história e falou sobre os impactos da Amcham ao promover transformações na sociedade e no mercado.

 

PRINCIPAIS MARCOS DOS 20 ANOS DA AMCHAM NO INTERIOR DE SP

Um dos grandes diferenciais da Amcham Interior de São Paulo é ter um percentual de indústrias e empresas de médio/grande porte superior às demais regionais. Isso acaba tornando o interior um importante laboratório de produtos relevantes para a sociedade e para a competitividade de mercado da região. 

No entanto, nada disso seria possível sem o apoio e participação efetiva dos associados no interior de SP. “Uma marca muito forte do Interior é que o associado Amcham de fato se sente parte da organização. Um membro fundamental de uma comunidade empresarial dinâmica”, declara Nádia Rabechi, nossa diretora de Membership que iniciou a carreira como Trainee de Aquisição na regional de Campinas em 2007.

No decorrer desses 20 anos, muitos acontecimentos se tornaram um marco na história da Amcham no interior de São Paulo, como a criação de projetos, eventos e programas que se tornaram nacionais. Por exemplo:

  • Amcham Talks: grande festival de inovação criado em Campinas, nacionalizado e digitalizado na pandemia. 

  • CEO Dinner: encontros de relacionamento e conteúdos exclusivo para c-level 

  • Programa de Líderes: jornada de compartilhamento de experiência para CEOs e presidentes

  • Comitês Estratégicos de Pesquisa & Desenvolvimento, de Operações Industriais e Empresas Familiares: grupos exclusivos para troca e benchmarking entre os principais players da região

  • entre outros que você pode conferir e acompanhar em nosso calendário de atividades.

Contudo, para Nádia, há 3 marcos especiais que se sobressaem na jornada da Amcham no Interior de São Paulo até aqui. 

1- Primeiro Conselho Consultivo

O primeiro Conselho Regional foi criado em 2008 na cidade de Campinas com o objetivo de estar mais próximo dos empresários locais e ouvi-los. Assim, a criação desse primeiro Conselho foi determinante para definir quais bandeiras seriam levantadas no interior em prol do desenvolvimento da região. 

As duas grandes frentes de trabalho mapeadas foram:

  • Desafios de infraestrutura logística

  • Desafios de mão de obra qualificada

“Quando definimos essas duas bandeiras de trabalho, junto à criação do primeiro Conselho Regional da Amcham, isso se desdobrou em uma agência de influência muito robusta. Criamos espaços de conversa entre setor público e privado e passamos a dialogar com universidades e escolas visando também entender gargalos de formação de profissionais”, afirma Nádia que na mesma época assumiu a coordenação de toda a área de relacionamento em Campinas e contribuiu para o desenvolvimento das equipes em Ribeirão Preto.

Portanto, criar o primeiro Conselho Consultivo foi uma virada de chave que contribuiu para transformar vidas, carreiras e negócios no interior de São Paulo.

 

2- Mudança de sede

“Quando entrei na Amcham, nós ficávamos em uma sede bem pequena, não tinha Business Center e não recebíamos nossos associados. Então, em fevereiro de 2018, nos mudamos para um espaço maior com uma ótima estrutura para eventos. Isso mudou muito a nossa dinâmica de trabalho porque o associado passou a visitar a nossa casa”, relembra Nádia.

Mudar de sede ajudou a promover transformações importantes, pois, além de criar um hub de encontro e conexões para os executivos, também uniu muito as equipes das regionais aos associados do interior. 

 

3- Transformação digital e operacional

Outro marco dos 20 anos da Amcham no Interior de SP foi o estabelecimento de um time de lideranças que fez carreira na organização, que conhece muito bem a base de sócios e que levou a operação para outro nível de desempenho. 

Além disso, a pandemia acelerou mudanças que fomentaram a transformação digital e facilitaram a integração e aproximação efetiva de todos os associados do interior de SP por meio da tecnologia.

“Passamos a atender os sócios do interior de São Paulo de forma unificada. Antes tínhamos comitês muito separados, hoje temos os associados de Ribeirão, Sertãozinho, Araçatuba convivendo com os executivos de Campinas, Jundiaí, Sorocaba nos projetos e eventos digitais”, pontua Nádia que acredita que isso está ligado ao amadurecimento das equipes junto à transformação digital que veio pelo contexto de pandemia.

 

LEIA MAIS: Por que a transformação digital é uma questão mais cultural do que tecnológica?

 

IMPACTOS DA AMCHAM NO INTERIOR DE SÃO PAULO

“Nós sempre fomos muito bem vistos nas universidades como uma instituição formadora de profissionais”, afirma Nádia que em 2007 não conhecia a Amcham e soube da oportunidade de trabalho através da universidade.

Ser uma organização geradora de oportunidades para que jovens ingressem no mercado de trabalho e tenham a chance de se desenvolverem profissionalmente é um impacto extremamente relevante. Mais do que isso, é crucial para o desenvolvimento e crescimento do mercado e da economia local.

Outro papel muito relevante e que gerou um importante impacto na região foi o acolhimento dos pequenos empresários e das empresas familiares. Eles encontraram, e ainda encontram na Amcham, um grande ambiente de desenvolvimento, conexões e acesso a informações que fortalecem e direcionam seus negócios.

Segundo Nádia Rabechi, a Amcham é de fato um ponto de apoio e suporte para o empresariado do interior paulista.Nós realmente pudemos influenciar a sociedade local promovendo um diálogo com o poder publico que representasse de fato as necessidades do setor privado na região. Eu sinto que nós fortalecemos o empresariado local, tanto o pequeno quanto o grande, através dessa representação”, afirma.

 

CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DO INTERIOR PAULISTA

A região metropolitana de Campinas sempre foi conhecida por ser um polo de inovação, tanto pelas empresas de tecnologia, quanto pelas Universidades e Centros de Pesquisa e Desenvolvimento.

Por isso, adquirir um posicionamento forte com relação à inovação, tecnologia e desenvolvimento de novos negócios era crucial. Em 2015, o Comitê Estratégico de Pesquisa & Desenvolvimento foi criado para que os heads das principais corporações tivessem acesso a um ambiente de fomento às discussões sobre o assunto. 

Ainda em 2015, foi lançado o “Doing Business in Campinas”, um guia com informações e dados sobre economia, negócios, ciência, tecnologia e inovação na região.

Naturalmente, ações como essas geram influências relevantes para o desenvolvimento socioeconômico da região, além de promover transformações e contribuir para a visibilidade e competitividade do interior de SP no Brasil e no mundo.

Para Nádia, o principal ingrediente de sucesso que contribui para o crescimento e protagonismo das regionais no interior de São Paulo é o time de lideranças que construiu carreira na organização. “Hoje, além dos empresários se sentirem parte da Amcham, eles também confiam muito na equipe e no trabalho que é feito. Isso é, sem dúvidas, mérito dessa equipe tão unida e com um mindset forte em: qualidade e assertividade”, declarou.

 

FUTURO: OS PRÓXIMOS 20 ANOS DA AMCHAM INTERIOR SP

Não há dúvidas de que a transformação digital, acelerada pela pandemia, terá papel crucial no avanço da Amcham no interior de SP para os próximos 20 anos. Com mais conexão, colaboração e inovação seguimos de olho no futuro sempre com o mesmo propósito: promover transformações para além das fronteiras geográficas.

“Se antes ficávamos restritos aos polos Campinas e Ribeirão Preto, hoje, com a entrega digital, conseguimos expandir a nossa atuação para outras regiões. Com isso, poderemos acolher muitos empresários que não têm acesso aos tipos de discussões, informações e conexões que só a Amcham pode proporcionar”, declara Nádia Rabechi.

Diante disso, é notável que a Amcham no interior de São Paulo está passando por um processo de expansão e tem ganhado ainda mais força e relevância nessa jornada. Os próximos 20 anos prometem aproximar ainda mais toda a região, promovendo conexões transformadoras entre empresários de uma ponta a outra do interior paulista. 

Além de impulsionar a atração de olhares e investimentos, não há dúvidas de que essa expansão de barreiras continuará transformando vidas, carreiras e negócios no interior de São Paulo.

Clique aqui e conheça as histórias dos nossos associados e o impacto da Amcham Brasil nas vidas, carreiras e negócios de cada um durante os 20 anos de atuação no interior de São Paulo, e o que eles esperam para o futuro.