Amcham-Brasil e Amcham-Rio de Janeiro, agora uma única câmara americana no Brasil

publicado 11/12/2018 17h44, última modificação 16/01/2019 12h19
Brasil - Amcham-Rio foi a 1ª Câmara Americana criada na América Latina, possuindo 200 empresas associadas
Comunicado  Amcham Brasil RJ

O Presidente do Conselho de Administração da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham-Brasil), Helio Magalhães, e o Presidente do Conselho de Administração da Câmara Americana de Comércio do Rio de Janeiro (Amcham-Rio de Janeiro), Pedro Paulo de Almeida, têm o prazer de comunicar aos respectivos associados que a Amcham-Rio de Janeiro se incorporou à Amcham-Brasil.

A partir de hoje, teremos uma única Câmara Americana no país fortalecendo o trabalho em prol de um melhor ambiente de negócios, promovendo ações que garantam maior competitividade às empresas brasileiras contribuindo, assim, para o desenvolvimento da relação Brasil-Estados Unidos.

As duas entidades trabalhavam de forma separada desde as respectivas fundações no início do século passado. A Amcham-Rio foi a primeira Câmara Americana criada na América Latina, possuindo hoje 200 empresas associadas.

O trabalho realizado pela Amcham-RJ nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo nos 103 anos de existência é de grande valor. Temos a certeza de que muitas sinergias podem ser exploradas com a Amcham-Brasil e suas 14 Unidades Regionais e 5.000 empresas associadas, fazendo das duas entidades uma associação ainda mais forte e representativa.

A expectativa é que as duas associações integrem seus portfólios de produtos e serviços utilizados por mais de 90 mil altos executivos brasileiros – que participam das quase 2 mil atividades desenvolvidas nacionalmente.

“Vivemos uma era onde os negócios são compartilhados e complementares. Agora é o momento de o Rio de Janeiro se conectar, agregando ainda mais competitividade e interação ao ecossistema empresarial que fomentamos”, comenta Helio Magalhães, Presidente do Conselho da entidade sediada em São Paulo e com regionais em Porto Alegre, Campinas, Belo Horizonte, Recife, Ribeirão Preto, Goiânia, Joinville, Curitiba, Campo Grande, Uberlândia, Fortaleza, Brasília e Salvador.

A Amcham-Brasil é hoje mais do que uma câmara de comércio. É a maior plataforma multissetorial de relacionamento, conteúdo e aproximação comercial entre empresas dos mais variados portes, segmentos e nacionalidades. São produtos e serviços de capacitação empresarial, consultoria para internacionalização de negócios, guias para atração de investimentos estrangeiros e missões internacionais para integrar empresas brasileiras às melhores práticas de compliance, inovação e transformação digital e gestão de pessoas às das maiores empresas americanas.

Além disso, a Amcham-Brasil mantém mais de 100 Comitês em funcionamento regular, permitindo a seus associados fazer atualização, benchmarking e troca de experiências em diversos temas empresarias. Finalmente, a entidade desenvolve um trabalho de aproximação e diálogo entre o setor público e o setor privado, voltado ao desenho de políticas públicas que consideram a realidade das empresas de diferentes setores, portes e geografia.

A incorporação da Amcham-RJ trará mais expertise em setores como petróleo e gás, entretenimento e seguros. “O grande benefício dessa união é conectar a economia do Rio ao universo das empresas associadas da Amcham-Brasil em todo o país, somando esforços para a retomada do Brasil”, afirma Pedro de Almeida.

A união da Amcham-Rio de Janeiro ao conjunto da Amcham-Brasil cria um marco auspicioso para a celebração de 100 anos de atuação da Amcham-Brasil em 2019.