Amcham completa 15 anos de atividades em Porto Alegre

publicado 15/01/2014 15h42, última modificação 15/01/2014 15h42
Porto Alegre – Regional da Amcham foi inaugurada em 15 de janeiro de 1998 e reúne atualmente mais de 400 empresas associadas
porto-alegre-foto01.jpg-4690.html

São 15 anos trabalhando para o desenvolvimento de um melhor ambiente de negócios no Rio Grande Sul. Fundada em 15 de janeiro de 1998, a Amcham-Porto Alegre celebra hoje mais um marco na sua atuação.

A regional, que reúne atualmente mais de 400 empresas associadas, na maior parte representantes dos seguimentos de serviços, indústria e construbusiness, surgiu da necessidade da Amcham de expandir sua atuação pelo país.

A abertura do escritório de Porto Alegre, em 1998, foi o primeiro  escritório da entidade localizado fora do estado de São Paulo. A escolha da região se deu pelo reconhecimento do estado do Rio Grande do Sul por seu alto grau de representatividade política, econômica e cultural, e também pela crescente força do empresariado gaúcho.

História

O que começou como um teste, numa pequena sala cedida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, com quatro colaboradores e poucos investimentos, hoje é um ponto estratégico para a Amcham. O escritório regional funciona atualmente em sede própria (Av. Dom Pedro II, 861 - 8º andar) e conta atualmente com mais de 20 colaboradores. 

No portfólio, são cinco comitês estratégicos (Governança Corporativa, Inclusão Social, Logística de Suprimentos, Recursos Humanos, e Vendas) e 11 abertos (Construbusiness, Comércio Exterior e Logística, Finanças, Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas, Legislação, Marketing, Secretariado, Sustentabilidade, Tecnologia da Informação e Comunicação, e Vendas), além de eventos comerciais e extraordinários. 

Ciclo de Decisões

Para incentivar a troca de experiências e promover o networking na região, a Amcham-Porto Alegre vem organizando encontros e incentivando a discussão de assuntos relevantes para a gestão corporativa.

Entre os temas discutidos ao longo de 2013 esteve a importância do capital humano e da liderança; inovação nas empresas; e tendências de finanças e governança corporativa. .

Em dezembro, a unidade regional organizou ainda o CEO Fórum, maior evento da Amcham, que teve Ram Charan como convidado especial. Consultor de grandes empresários, conhecido também como “guru dos negócios”, ele falou sobre os desafios e as oportunidades de formação de jovens lideranças Brasil afora. Participaram do evento mais de 1200 executivos locais

 Comemoração

A Amcham-Porto Alegre está preparando uma agenda de comitês, eventos e encontros comemorativos aos seus 15 anos. Ao longo de 2014, a programação será divulgada aos associados e ao meio empresarial do Rio Grande do Sul  

registrado em: