Amcham-SP realiza o 4º Encontro de Empreendedores com executivos de seis empresas de sucesso

por gustavo_galvao — publicado 16/04/2013 17h45, última modificação 16/04/2013 17h45
São Paulo – Evento traz cases da TrendFoods, LongJump, BodyStore, Resource IT, DryWash e Galinha Pintadinha

No dia 19 de abril, a Amcham (Câmara Americana de Comércio) organiza a quarta edição do Encontro de Empreendedores, que vai reunir empresários que conseguiram abrir e expandir seus negócios dentro e fora do Brasil. Entre os executivos que vão palestrar no evento, estão Robinson Shiba, do Grupo TrendFoods (China in Box, Gendai, entre outros), Lito Rodriguez, sócio-diretor da DryWash, Tobias Chanan, CEO do Empório Body Store, Gilmar Batistela, presidente e fundador da Resource It, Juliano Prado, da Bromélia Produções, e Vagner Lefort, da Long Jump.

O evento é gratuito para sócios e acontece das 8h às 11h. As inscrições poderão ser feitas até o dia 18 de abril, até as 12h. Não-sócios pagam R$ 300. Veja como participar aqui.

Dicas para crescer

Os participantes terão a oportunidade de ouvir histórias de empresas que tiveram um grande crescimento nos últimos dez anos. Com o objetivo de abrir mais 200 unidades das marcas China in Box e Gendai pelo Brasil até 2017, Robinson Shiba vai falar sobre a expansão de franquias e contar como conseguiu ampliar o número de lojas: que, em 1994, eram 35, e, hoje, já são mais de 210.

Outro exemplo de empreendedorismo e perseverança é o de Lito Rodriguez, que hoje é sócio-diretor da DryWash. Antes de dar certo, ele teve vários fracassos, como quando tentou abrir uma empresa no ramo de móveis e decoração ou se associou a uma fábrica de fundição de estanho. Foi com o auxílio de uma batedeira da sogra e fornecedores da área química e de matérias-primas que ele conseguiu desenvolver a fórmula de lavagem a seco de automóveis – que hoje é patenteada e pertence à DryWash.

Veja as vantagens de ser sócio da Amcham

A escolha do público certo

Depois de fazer parte de 30 negócios diferentes, Vagner Lefort foi convidado a se tornar sócio de uma empresa de equipamentos de academia. Como não estava rendendo bons frutos, ele teve a ideia de comercializar máquinas fotográficas que estampavam os personagens dos desenhos animados da Looney Tunes. A estratégia foi um sucesso e permitiu que ele pudesse visualizar na fabricação e distribuição de produtos infantis, como bichos de pelúcia e brinquedos, um bom negócio para prosperar.

A mesma surpresa teve Juliano Prado, sócio-diretor da Bromélia Produções. Na tentativa de mostrar um piloto de programa infantil, ele e o colega Marcos Luporini postaram no Youtube um vídeo chamado “Galinha Pintadinha”. Depois de seis meses, o vídeo tinha se tornado um sucesso, com mais de 500 mil visualizações. Os dois decidiram, então, gravar um DVD com várias animações e canções infantis nos moldes do vídeo que tinha registrado visualização recorde. Hoje, os números mostram que a ideia cresceu bem mais do que o imaginado: já são mais de 500 milhões de visualizações no Youtube e 1 milhão de DVDs oficiais vendidos.

Frente a frente com a concorrência

Quando o Empório Body Store começou, em 1997, já existiam várias marcas consolidadas no mercado que comercializavam produtos de higiene pessoal, como O Boticário e Natura. No entanto, Tobias Chanan, CEO da empresa, procurou buscar uma originalidade ao trazer sabonetes artesanais com aromas tropicais e formatos personalizados como foco dos negócios. No ano passado, o faturamento foi de R$ 65 milhões, com mais de 50 lojas em operação e previsão para a abertura de mais 140 até o final do ano que vem.

Um setor que se mostra bem competitivo é o de TI. Mesmo assim, foi nesse segmento que Gilmar Batistela encontrou um meio para crescer. Depois de trabalhar no departamento de tecnologia da extinta companhia de aviação Vasp, ele foi chamado para entrar uma empresa que dava suporte de TI ao Unibanco. Com a conquista de outros clientes do mercado financeiro, como Itaú, Credicard e Santander, ele decidiu fundar a Resource It, que hoje é uma fornecedora nacional de TI e tem como meta alcançar 1 bilhão de reais de faturamento até 2017. E concorre com gigantes do setor.

São histórias como essa que serão mostradas durante o Encontro de Empreendedores, que permitirão aos participantes buscar novas lições para os seus negócios.

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui.

registrado em: