Amcham-Recife debate perspectivas para 2012 em reunião do Conselho Regional

por giovanna publicado 13/03/2012 11h20, última modificação 13/03/2012 11h20
Recife – Encontro contou com a participação de Gabriel Rico, CEO da Amcham-Brasil, e Fernando Schmitt, diretor de Membership da entidade.
gabriel2.jpg

A Amcham-Recife realizou a primeira reunião de trabalho de seu Conselho Regional na última sexta-feira e sábado (09 e 10/03), no Centro de Convenções do Hotel Beach Class Muro Alto. O Board Meeting 2012 teve 50 participantes, entre conselheiros da Amcham-Recife e convidados.

 

“Cerca de 10% dos associados da Amcham-Brasil são ligados à regional. Isso mostra a representatividade da Amcham-Recife junto ao empresariado”, destacou Gabriel Rico, CEO da Amcham-Brasil. A diretoria da Amcham-Brasil esteve representada também por Fernando Schmitt, diretor de Membership e Unidades Regionais.

 

No primeiro dia do evento, os conselheiros da regional assistiram a palestras de Jorge Côrte Real, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe); Antonio Campos, sócios da Campos Advogados; e Frederico Amâncio, CEO do Complexo Portuário Industrial de Suape. Os convidados abordaram aspectos da capacitação de mão de obra em Pernambuco; do desenvolvimento da economia criativa no Estado; e dos investimentos que serão realizados no Porto de Suape nos próximos anos, respectivamente.

 

Já no segundo dia, os membros do Conselho Regional se reuniram com executivos da Amcham-Recife para traçar ações e projetos para a entidade em 2012.

 

Relações Brasil-EUA

 

Usha Pitts, cônsul dos Estados Unidos no Recife e membro honorário do Conselho Regional da Amcham-Recife, também esteve presente. Na ocasião, avaliou um novo contexto para as relações entre EUA e o Nordeste.

 

“Temos recebido a visita de nomes de alta representatividade do governo americano em Recife. Isso indica que as relações políticas começam a se ampliar da mesma forma como tem acontecido no aspecto econômico”, destacou Usha Pitts.

 

Na avaliação da cônsul esse movimento é positivo e representa um novo passo na relação dos EUA não apenas com o Brasil, mas especificamente com o Nordeste.

 

No âmbito nacional, Gabriel Rico destacou algumas das ações que a Amcham desenvolveu nos últimos anos em busca do fortalecimento das relações bilaterais. “A participação da Amcham como organizadora da Cúpula Empresarial Brasil-EUA, que contou com a presença de Barack Obama, por exemplo, foi um grande momento para este trabalho”, afirmou Rico.

 

Nova gerência regional

 

O Board Meeting 2012 marcou também o início da atuação de Alessandra Andrade Borba como nova gerente Regional em Recife e Salvador. Alessandra atuou durante sete ano na Amcham-Recife e, após um ano fora da entidade, voltou para assumir o comando das operações regional

 

registrado em: