Atraso dos transportes do Brasil, chegada do novo cônsul geral dos EUA a São Paulo e novo AmchamNews movimentaram a semana que passou na Amcham. Reveja o que foi notícia

por marcel_gugoni — publicado 31/08/2012 18h04, última modificação 31/08/2012 18h04
São Paulo - Marcelo Perrupato, do Ministério dos Transportes, participou do comitê de Logística e disse que Brasil tem dez anos para adequar malha viária e ferroviária ao século XXI.

A necessidade de investimentos urgentes nos transportes brasileiros em prol da competitividade movimentou a semana na Amcham-São Paulo. O tema foi tratado no comitê aberto de Logística, na quarta-feira (29/08), que recebeu Marcelo Perrupato, responsável pela Secretaria de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes. Para ele, o Brasil tem dez anos para adequar malha viária e ferroviária ao século XXI.

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

O Programa de Investimentos em Logística Rodoviária e Ferroviária, lançado em 15/08 pelo governo federal, foi alterado visando a atrair capitais nacionais e internacionais. “A janela [de oportunidades] do Brasil é essa próxima década [até 2020], na qual deveremos ver a recuperação da economia do resto do mundo. Durante esse bom tempo, temos que tomar essa oportunidade para colocar o programa de logística brasileiro de pé”.

A realidade da economia brasileira e seus desafios também estiveram presentes na visita do diplomata americano Dennis Hankins, que assumiu o posto de titular do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo. Ele esteve na Amcham-São Paulo na terça-feira (28/08), quando conversou com a reportagem do site e pontuou as mudanças no País desde que serviu como vice-cônsul americano em Recife (PE), nos anos 1980.

“Vista de longe, a mudança é tão impressionante que, mesmo com problemas, a maioria dos países reza para ter a situação macroeconômica do Brasil. Os desafios de hoje [no País] são os do sucesso e como continuar com ele”, avalia. “Agora, o Brasil tem reputação como líder mundial; porém, naquela época, era considerado o país do futuro, e sempre o seria. Hoje o Brasil já é o país do futuro.”

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

Hankins disse que os EUA continuarão trabalhando para facilitar a entrada de visitantes brasileiros. Ele adiantou também que a emissão de vistos de turismo aos EUA deve chegar a 1,2 milhão até o final de 2012, superando os 945 mil de 2011.

Publicação

O lançamento do AmchamNews de agosto também movimentou a semana da Amcham. O boletim destaca os desafios ao agronegócio e à inovação brasileiros, a partir dos debates do evento ‘Competitividade Setorial – Agronegócios’ e do seminário ‘Inovação e a Competitividade Brasileira’.

Os dois temas são cruciais para a competitividade brasileira: as dificuldades estruturais que o agronegócio brasileiro, um dos mais eficientes do mundo, enfrenta para levar seus produtos ao exterior é flagrante da falta de investimentos em logística e dos altos custos do País; e a necessidade de integrar os setores público e privado é chave para o desenvolvimento de uma cultura de inovação. 

Veja as principais notícias da semana na Amcham:

31/08 AmchamNews de agosto mostra desafios do agronegócio e da inovação no Brasil, e entrevista do novo cônsul geral dos EUA em São Paulo

31/08 Talentos se formam cada vez mais nas empresas, não nas universidades, opina especialista em executive search

30/08 Empresas apreciam especialização e engajamento de longo prazo na hora de escolher parceiros de serviços de RH

30/08 Pesquisa da Amcham mostra que histórias reais em campanhas publicitárias criam identificação com o público

29/08 Empresa tem que aprender a ouvir melhor seus consumidores para retê-los

29/08 Brasil tem dez anos para adequar malha viária e ferroviária ao século XXI, diz secretário de Transportes

29/08 Regulamentação sobre assistência médica domiciliar abre janela de oportunidades para setor privado

28/08 Novo cônsul geral dos EUA em São Paulo diz que Brasil já é país do futuro e estima que vistos emitidos em 2012 cheguem a 1,2 milhão

28/08 Uso de celulares e computadores pessoais nas empresas traz produtividade, mas requer cuidados jurídicos

27/08 Pesquisa Amcham: prioridade número um para ambiente mais propício à inovação no Brasil é mostrar casos concretos de que avanços na área geram lucro

27/08 Turbulência no mercado internacional faz CFOs focarem otimização de processos e custos

27/08 Tecnologia ajuda empresa a conversar com cliente, mas não deve substituir relacionamento pessoal, avaliam executivos de turismo e viagens corporativas

registrado em: