CEO Dinner na Amcham Campinas reúne IBM, MasterTech, DSM, Thomas Eckschmidt e Gil Giardelli

publicado 14/12/2017 09h45, última modificação 14/12/2017 10h30
Campinas – Mais de cem empresários acompanharam discussões sobre relações humanas e mundo VUCA

Convidados a liderar transformações em suas empresas, mais de cem executivos acompanharam o painel de discussões do “CEO Dinner”, promovido pela Amcham Campinas no dia 05/12.

Abrindo a noite com a temática “As novas relações humanas da sociedade e do trabalho”, Thomas Eckschmidt, co-fundador do Capitalismo Consciente apresentou sua colocação sobre o papel do líder nessas novas relações. “Nosso grande papel como líderes é desenvolver a sociedade. A iniciativa privada é a grande responsável pela inovação, pela transformação. Precisamos perder a mentalidade do “ganha-ganha”, pontua.

Além de Thomas, foram convidados a discussão também Ana Paula Assis, General Manager LaTam da IBM, Camila Achutti, sócia da MasterTech  e Maurício Adade, CEO da DSM. Com colocações complementares, cada um dos executivos abordou uma face relevante do tema:

Ana Paula Assis e Camila Achutti apresentaram a educação como principal fator na definição do sucesso ou fracasso da inovação, tecnológica ou não, do Brasil nos próximos anos.

Camila abordou a educação letiva como o principal mindset a ser mudado no país. Para ela, precisamos aprender a aprender, algo que as instituições de hoje não ensinam. Já Ana Paula abordou a educação na responsabilidade de uso dos dados que a internet é capaz de gerar e o poder que isso confere a quem detém essas informações.

Maurício Adade, CEO da DSM, abordou a importância da sustentabilidade e seu papel como motor para a geração de negócios através da inovação. Segundo Maurício, é possível ter um negócio lucrativo, sustentável e inovador. Para isso, é necessário buscar os parceiros corretos, a colaboração e o compartilhamento. Essa é, na visão do CEO, a principal mudança que deve ser feita no mindset das empresas que desejam perpetuar no mercado.

 

O segundo momento de conteúdos da noite trouxe à tona o tema “Liderando pessoas no ambiente VUCA”. Gil Giardelli, estudioso e especialista em Internet das Coisas, Theo Van Der Loo, CEO da Bayer e Monica Herrero, CEO da Stefanini promoveram as discussões.

Monica e Theo abordaram principalmente a importância da volatilidade e adaptação do novo profissional as realidades diversas que temos dentro das empresas.

Para ambos CEO’s, o grande segredo da liderança no ambiente VUCA é a adaptação, tanto dos negócios em si em relação aos novos comportamentos no consumidor, quanto da empresa frente aos diferentes perfis de colaboradores que retém.

O professor e especialista em Internet das Coisas, Gil Giardelli, encerrou o segundo momento de discussões da noite com alguns dados interessantes sobre o comportamento e desenvolvimento da humanidade e das relações sociais dos próximos anos. Gil apontou que o Brasil é o 69º país mais inovador em uma lista que conta com 75 países analisados, ganhando apenas de países com guerra interna declarada e que, portanto, ainda temos muito a evoluir no assunto.

Com uma nova proposta de encontro disruptivo e de muito bate-papo, o CEO Dinner, promoveu discussões que elevaram a inovação não apenas como um conceito de tecnologia, mas também como a chave a de um processo que já teve início e que deverá definir os comportamentos e relações humanas, em suas mais diversas faces, nos próximos anos.

CEO Dinner - Amcham Campinas (dez/17)