Consulado dos EUA pretende continuar apoiando ações em defesa da propriedade intelectual

por andre_inohara — publicado 26/11/2012 12h32, última modificação 26/11/2012 12h32
São Paulo – Atualmente, há parceria com a Amcham para realizar o concurso Vídeo Legal, que premia trabalhos escolares sobre a temática do combate à pirataria.
dennis_hankins_195.jpg

O Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, parceiro da Amcham no concurso Vídeo Legal, seguirá apoiando iniciativas em defesa da propriedade intelectual no País.

“Continuaremos a falar com instituições do estado e empresariado, para ver como podemos aumentar o conhecimento sobre o problema da pirataria dentro do povo brasileiro”, disse Dennis Hankins, cônsul-geral do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo.

Na última sexta-feira (23/11), a Amcham-São Paulo realizou a segunda edição do concurso Vídeo Legal, que reconhece e premia trabalhos escolares em vídeo sobre a temática do combate à pirataria.

O evento também marcou o encerramento das atividades de 2012 do Projeto Escola Legal (PEL). A terceira edição do concurso está prevista para acontecer no primeiro semestre de 2013, com apoio do consulado dos EUA em São Paulo e do USPTO (Escritório de Marcas e Patentes dos EUA).

Leia mais: Cuidar da propriedade intelectual é garantia para futuro do Brasil, mostra evento do Projeto Escola Legal

Veja abaixo a entrevista de Hankins ao site da Amcham, após a realização do evento:

Amcham: Que avaliação o sr. faz a respeito dos vídeos sobre pirataria, produzidos por estudantes de dez a 14 anos?

Dennis Hankins: Impressionante. Creio que os alunos fizeram um bom trabalho, levando em conta que o tema da pirataria é difícil de mostrar. Vi muita imaginação e talento ao explorar o tema de um ponto de vista musical ou em filme.

Amcham: Como a inovação se relaciona com a propriedade intelectual?

Dennis Hankins: Sabemos que o futuro do Brasil está no desenvolvimento da inovação e da educação. Conforme visto nos filmes, as crianças sabem que a inovação faz parte do futuro delas.

Amcham: Como o consulado pretende trabalhar ações em defesa da propriedade intelectual, como novas edições do concurso Vídeo Legal?

Dennis Hankins: A Amcham-São Paulo foi pioneira nessa iniciativa, e conheço países que seguem esse modelo. Continuaremos o diálogo com instituições do estado e empresariado para saber como poderemos aumentar a conscientização do problema da pirataria entre o povo brasileiro.

Amcham: Para 2013, como o consulado pretende trabalhar o aprofundamento da relação Brasil-Estados Unidos?

Dennis Hankins: No que se refere à proteção da propriedade intelectual, contamos com a ajuda do USPTO no Rio de Janeiro, que trabalha com o governo brasileiro para proteger a inovação, seja de empresas americanas ou brasileiras. Também temos cooperações na fronteira do Brasil com outros países, especialmente nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, para reforçar esse trabalho.

Amcham: Durante sua apresentação, o sr. mencionou as visitas que fez ao Paraná (PR) e Mato Grosso do Sul (MS). Poderia dar mais detalhes?

Dennis Hankins: O objetivo era conhecer mais esses estados. Fizemos uma visita à Polícia Federal e à Receita Federal, na qual pudemos conhecer um pouco dos esforços que eles fazem para evitar o trânsito de produtos de pirataria, armas e drogas. Sabemos que o crescimento da violência está ligado ao trafico de produtos ilícitos.

registrado em: