Debate sobre Novo Código de Inovação e lançamento de guia da Amcham sobre economia verde movimentam a semana. Reveja o que foi notícia

por marcel_gugoni — publicado 22/06/2012 15h53, última modificação 22/06/2012 15h53
São Paulo – Amcham distribuiu durante Rio+20 edição especial da série “How to Do Business and Invest in Brazil”.

A sustentabilidade e a inovação foram os principais temas que movimentaram a semana da Amcham-São Paulo. Durante os debates e palestras da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a Amcham iniciou a distribuição do guia “Economia Verde e Licenciamento Ambiental no Brasil”, que integra a série “How to Do Business and Invest in Brazil”.

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

O título retrata o contexto da economia verde e seus desafios, o papel que cabe ao empresariado para que as transformações necessárias sejam efetivamente alcançadas e os marcos do desenvolvimento sustentável no País. Traz também um pouco da atuação da Amcham nesse campo, com destaque para uma perspectiva histórica da evolução do Prêmio ECO, que completa 30 anos em 2012, com cases de seus principais vencedores em destaque.

Veja também: Amcham debate acordos para impulsionar comércio exterior brasileiro. Veja como se inscrever nos comitês da próxima semana

Inovação

O tema da competitividade teve destaque em discussão sobre as melhorias na legislação para promoção da inovação no Brasil. O mote do debate, em reunião conjunta dos comitês abertos de Inovação e Legislação na quinta-feira (21/06), foi que a importância de maior aproximação entre empresas e universidades para fazer as pesquisas passarem à prática e servirem como instrumento de mudança social.

O novo Código Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação, que entrou em debate no Congresso neste ano, surge para ajudar a avançar nesse caminho e integrar as leis de inovação existentes no País. “O que pode auxiliar a alavancar é a criação de redes de cooperação para inovação que façam com que o conhecimento migre com mais facilidade”, diz Naldo Medeiros Dantas, secretário executivo da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).

Logística reversa

O olhar inovador e preocupado com o meio ambiente também surgiu durante os debates do comitê aberto de Logística, na terça-feira (19/06). O tema foi a logística reversa, que busca assegurar uma destinação correta de resíduos, e a conclusão foi que o lixo e os resíduos descartados pelas empresas oferecem enormes oportunidades de negócios, como disse Luís Fernando Martinez, diretor executivo da Reversa, braço do grupo TPC, empresa especializada em soluções logísticas.

Comitês temáticos

Na pauta do comitê estratégico de Compras Corporativas, na terça-feira (19/06), apontou-se que a desvalorização do real vai trazer impactos significativos para os preços no mercado doméstico a partir do segundo semestre, como disse Bruno Rezende, especialista da Tendências Consultoria.

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

“Com o novo cenário para o câmbio, acreditamos em um impacto relevante para as áreas de compras no segundo semestre, principalmente com repasse nos preços internos dos produtos tradable”, como insumos e commodities comercializáveis no mercado internacional.

A preocupação com o cenário externo deu a tônica também do comitê estratégico de Diretores Comerciais. A avaliação de Armelle Decaup, sócia da consultoria Defí Inteligência Competitiva e especialista em gestão do conhecimento, é de que “a crise econômica nos mercados europeus é uma variável macro-ambiental que requer um processo de vigilância”.

Em situações como esta, análises de inteligência de mercado como monitoramento da concorrência, pesquisa de satisfação do consumidor e acompanhamento dos custos de suprimentos são ferramentas bastante relevantes na tomada de decisão das empresas.

Na Amcham-Recife, o destaque da semana foi a reunião de Amcham, Governo de Pernambuco, Prefeitura de Recife e Consulado dos Estados Unidos no Recife para apoiar o estabelecimento de uma nova frequência aérea ligando Recife e os EUA. Os parceiros redigiram uma carta a ser encaminhada a companhias aéreas na qual indicam que um novo voo representaria oportunidades tanto para o mercado brasileiro quanto para o americano. A cidade de Nova York é sugerida como destino prioritário. O entendimento é de que essa escolha significaria acesso rápido não apenas à maior metrópole americana, mas a toda a porção norte do país.

Também em Recife, outro assunto de relevo foi a retenção dos talentos nas equipes de vendas. No comitê de Gestão de Pessoas na terça-feira (19/06), Anneth Nóbrega, coordenadora de Recursos Humanos da Italiana Automóveis, disse que a equipe comercial precisa de feedback constante e uma política de premiações estruturada para se manter motivada. Isso é o que a prática mostra, de acordo com “O acompanhamento semanal e mensal faz com que o próprio funcionário entenda como ele está em relação à equipe e quais são os pontos que precisam ser trabalhados.”

Reveja o que foi notícia na Amcham-São Paulo:

21/06 Posicionamento de marca tem que unir capacidade de se reinventar e consistência de propósitos

21/06 Novo Código de Inovação surge para melhorar ambiente regulatório de pesquisa e desenvolvimento

21/06 Mesmo com o aumento de jovens no ambiente corporativo, códigos de vestimenta devem prezar pela identidade da empresa, defende consultora

21/06 Em tempos de incerteza econômica, projetar cenários mercadológicos é ainda mais relevante, porém mais difícil

21/06 Feedback constante é ferramenta para retenção de profissionais de vendas

20/06 Cliente oculto indica às empresas o que precisam melhorar na experiência de consumo

20/06 Segmentação de mercado permite focar públicos e tendências específicos

20/06 Amcham lança publicação sobre economia verde durante Rio + 20

20/06 Mudança de cenário exige do gestor financeiro um papel estratégico maior, de acordo com sócio da PwC

20/06 Mensurar resultados e aperfeiçoar autoliderança ajudam a elevar desempenho profissional das secretárias

19/06 Desafio da logística reversa é integrar fabricantes e varejistas ao consumidor

19/06 Com câmbio elevado, importações encarecem e preços internos devem ser equiparados aos do mercado internacional a partir do segundo semestre

19/06 Amcham articula com parceiros criação de novo voo entre Recife e EUA

19/06 Gerar consumo não é tão complicado. Difícil é elevar o patamar dos investimentos, afirma economista-chefe do Santander

18/06 Modernizar área financeira sem as pessoas adequadas é o mesmo que automatizar a ineficiência, compara CFO da Avon

18/06 91% das empresas já se ajustam a propostas para novo Código de Defesa do Consumidor, aponta pesquisa da Amcham

18/06 Redução de juros é acertada, mas governo precisa atacar problemas centrais que comprometem custo de produção, avalia economista

18/06 Considerada caminho sem volta, terceirização de serviços ajuda empresas a se concentrarem em seu core business

18/06 Mudanças na tributação de empréstimos no exterior causam incerteza para investidores, diz economista

registrado em: