Desafios das telecomunicações no País foram destaque da semana na Amcham. Veja outros assuntos
Gestores de algumas das principais empresas da cadeia de telecomunicações do País se reuniram nesta semana para discutir os gargalos e necessidades do setor no País. Uma pesquisa feita pela Amcham e divulgada durante o evento mostrou que aspectos tributários e fiscais, melhoria da qualidade do serviço e do capital humano são as maiores preocupações para o desenvolvimento do segmento. O seminário teve ainda a participação de Marcelo Bechara, conselheiro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que comentou o que a agência e o governo federal fazem frente aos desafios do setor.
O seminário Competitividade Setorial – Telecomunicações ocorreu na quinta-feira (27/03), na Amcham-São Paulo, e fez um panorama do setor que representa ao menos 5% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional e emprega mais de 500 mil trabalhadores no País.
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Os gestores comentaram que a demanda por tráfego de dados só tende a crescer, com o aumento nas vendas de smartphones, TVs e tablets com acesso à internet e a proximidade de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
Mas o alto custo provocado pelos gargalos, incluindo e a falta de mão de obra especializada em toda a cadeia, oneram e pressionam a expansão da infraestrutura e dos serviços, afirmam.
Bechara disse que o governo federal está empreendendo ações para desonerar o setor e que a Anatel está se reestruturando para focar a competitividade do setor. Segundo o conselheiro, é hora de começar a eliminar algumas das regulações que já não fazem mais sentido no mercado, que hoje se caracteriza por oferecer serviços convergentes, e não mais segmentados. Ele ainda estimulou uma maior organização política do setor para participar da formulação de políticas públicas e enfrentar a premente necessidade de capacitação de profissionais.
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Sustentabilidade
Outro destaque da semana foi o comitê aberto de Marketing da Amcham-São Paulo, que abordou os incentivos fiscais como possibilidade de alavancar investimentos em responsabilidade social. O consultor Antoine Kolokathis, sócio-diretor da Direção Cultural, trouxe informações de quais leis podem beneficiar as empresas nessas ações e que representam “custo zero” para o negócio.
A advogada Ana Spínola, da fabricante de produtos hospitalares Becton, Dickinson Company (BD), e Clódis Xavier, gerente do Instituto Gerdau, mostraram como suas companhias usam os incentivos oferecidos por governos federal, estaduais e municipais. Eles comentaram ações por meio de incentivos fiscais voltadas para a comunidade e o engajamento de colaboradores, para que também contribuam por meio de deduções do IR (Imposto de Renda).
A semana se fechou com um café de relacionamento para receber novos associados, na Amcham-São Paulo. Empresários e executivos recém-chegados assistiram à palestra de Roberta Yono Ebina, consultora associada do escritório Muttare, que falou sobre influências invisíveis sobre as vendas.
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