Empresa que soma: KPMG oferece apoio gratuito para micro e pequenas empresas

publicado 16/06/2020 10h00, última modificação 15/06/2020 18h15
Brasil – Companhias com faturamento anual de até R$ 40 milhões poderão se inscrever para programa de consultoria tributária sem custos
KMPG consultoria jurídica e trabalhista soma amcham.jpeg

O enfrentamento do coronavírus é um desafio que exige esforços de todos – e as empresas não ficam de fora. A nossa plataforma Soma, lançada em abril, já conta com inúmeras iniciativas importantes das organizações privadas durante esse momento. Dentre elas, o programa de consultoria fiscal e trabalhista da KPMG Brasil para micro e pequenas empresas.

Por meio de um canal criado especialmente para o programa, empreendedores de qualquer setor de atuação responsáveis por empresas com faturamento anual de até R$ 40 milhões podem, sem qualquer custo, esclarecer dúvidas sobre impostos, questões trabalhistas e fiscais durante esse período. Para realizar o atendimento, basta que o empresário se registre no portal da companhia e indique a data e hora de preferência para atendimento.

Marcus Vinicius Gonçalves, sócio líder de Tributos da KPMG no Brasil, acredita que as micro e pequenas empresas são as mais impactadas nesse momento de pandemia e crise econômica, por não possuírem a mesma estrutura de empresas grandes. “Em muitos casos, essas empresas sobrevivem com base no fluxo de caixa diário, que provavelmente foi muito impactado com a redução da atividade econômica”, analisa.

Assim, a iniciativa da consultoria foi dada considerando que as micro e pequenas empresas representam parcela significativa na geração de riqueza e empregos do país, respondendo por algo em torno de 25% de PIB, e que terão papel fundamental na retomada da atividade econômica. "Essa iniciativa é relevante para antecipar os impactos da pandemia e seguirmos com a jornada de retomada dos negócios", afirma o executivo.

 

SOMANDO APOIO

Até o momento, a KPMG já atendeu mais de 100 empresas de diversos setores e negócios, mas, segundo Marcus, o objetivo é ampliar o alcance de forma que um número ainda maior de empresas possa se beneficiar da iniciativa. Nesse contexto, o executivo acredita que a plataforma Soma, principalmente na frente Empresa+Empresa, pode contribuir muito para ampliar o alcance da iniciativa e levar ao conhecimento do maior número possível de empresas a possibilidade de buscarem uma consultoria especializada e profissional.

“A plataforma Soma tem um papel muito relevante pois ajuda a preencher uma lacuna no processo de filantropia, que é unir aquelas empresas dispostas a contribuir de alguma forma para a sociedade aos beneficiários desta iniciativa” comenta Marcus.

O executivo enfatiza também a importância das frentes de Governo+Empresas e Empresas+Sociedade presentes no Soma. “A primeira divulga as ações governamentais e suas necessidades de forma que as empresas conseguem identificar onde podem contribuir e a segunda inspira outras empresas e empresários a identificar como podem contribuir”, finaliza.

 

O QUE É O SOMA

Lançado no dia 15 de abril, o Movimento Soma é a nossa plataforma que une governos, empresas e sociedade na construção de soluções para o combate ao coronavírus. Um dos pilares do Soma é conectar o poder público ao setor privado, divulgando as principais necessidades de municípios, estados e União para que as empresas possam ajudar. Veja a plataforma e entenda como você pode apoiar, expor ou se beneficiar de alguma iniciativa.