Essência do líder contemporâneo é ser agente de mudança

por simei_morais — publicado 29/05/2013 14h55, última modificação 29/05/2013 14h55
São Paulo – Consultor discute princípios e tendências sobre liderança durante Café de Relacionamento
2.jpg

O tempo é de alta competitividade global e de busca pelo crescimento das organizações. Tais características criam demanda por um perfil de líder que interaja com todos os tipos de desafios que possam surgir, diz o consultor Carlos Aldan, CEO e fundador do Grupo Kronberg. “Se quisermos ser líderes inspiradores e não estar à margem dos acontecimentos, devemos ser agentes de mudança”, afirma Aldan no Café de Relacionamento para novos associados, na Amcham – São Paulo, quarta-feira (29/05). De acordo com o especialista, líderes inspiradores contemporâneos estão abertos às transições e se engajam nos processos de mudança. “A inovação só se dá com pessoas engajadas”, cita.

Ele ressalta que o cenário sócio-econômico se tornou mais ágil, com inserção de novos consumidores e a transformação da comunicação, por meio do acesso digital. “O poder de interferir na reputação das empresas migrou para a mão do consumidor, que hoje tem voz ampliada pelas mídias sociais. A geração de conteúdo não é mais prerrogativa dos fornecedores e o jogo de forças está diferente”, argumenta.

Perfil de liderança

Segundo Aldan, esses são indicadores de que a inteligência emocional tem sido mais demandada que as habilidades cognitivas, no perfil de liderança. “O maior medo dos líderes é a transição, mas não é possível continuar fazendo as mesmas coisas se o objetivo é um resultado diferente”, destaca.

Os líderes que se enquadram nessa realidade são os que conseguem se comunicar e vivenciar eficazmente a missão e os valores da organização. Entram, nesse desenho, a construção de relacionamentos, de tal forma que o estímulo à equipe seja intrínseco, por meio de confiança, compromisso e reconhecimento – ao contrário dos intrínsecos, como bonificações e salários.

“O líder ressonante [que inspira] de hoje tem habilidade e paixão por gerenciar o inesperado e o desconhecido, além de alinhar desenvolvimento de talentos e gerenciamento de sucessão”, define.

registrado em: