Projeto bem elaborado como condição para captar recursos foi destaque da semana na Amcham. Saiba de outros assuntos

por simei_morais — publicado 05/04/2013 14h42, última modificação 05/04/2013 14h42
São Paulo – Executivos mostraram como arrumar a casa e elaborar projeto para sair ao mercado

Com a frase “não falta capital, mas bons projetos”, o consultor Alan Riddell, sócio de Corporate Finance da KPMG, resumiu o que as empresas precisam ter em mente para então se candidatar à captação de recursos: a gestão em dia e um projeto bem elaborado do que se pretende com o aporte. Além dele, executivos das empresas Amor aos Pedaços, Vigor Alimentos e Qualicorp mostraram como suas companhias se estruturaram para conseguir recursos e expandir os negócios. (Leia mais)

Eles participaram do comitê aberto de Finanças da Amcham – São Paulo na quarta-feira (03/04). Segundo Riddell, os fundos de investimento estão de olho em áreas como infraestrutura, varejo e serviços, no Brasil. “Mas eles procuram projetos que sejam bem estruturados, com planejamento claro e objetivo e que permitam analisar e decidir quanto aos aportes”, afirma.

A sócia da doceria Amor aos Pedaços Silvana Marmonti relatou todo o processo de estruturação por que a empresa passou, antes de vender 33% de seu capital para o fundo Mercatto, em março. “Contratamos uma consultoria e fizemos adequações em várias áreas. Foi uma lição dolorosa, mas fizemos direitinho”, comenta. Com o dinheiro, a doceria pretende expandir as 60 lojas no país para 160. (Leia mais)

Já a Vigor Alimentos, dona de marcas de produtos lácteos como Danubio, Faixa Azul e Leco, mostrou como está expandindo as operações, após retornar à bolsa de valores. A empresa, que até a década passada era listada na Bovespa, passou por um período de capital fechado e foi vendida duas vezes até virar integrante do grupo JBS. O case foi detalhado pelo diretor financeiro e de Relações com Investidores, Maurício Hasson. Nesse processo, os dirigentes decidiram separar a gestão das duas empresas. (Leia mais)

Para fechar o evento, o diretor de Finanças da Qualicorp, Wilson Olivieri, contou como a gestora de planos de saúde conseguiu fazer três importantes aportes, em três anos, por meio de venda de capital a fundos de investimentos e na bolsa (este último, em 2011). O resultado é a expansão agressiva da companhia, que vem adquirindo outras empresas do setor em várias partes do país. (Leia mais)

Veja as vantagens de ser sócio da Amcham

A Amcham comemorou o fechamento de inscrições para mais uma comitiva de empresários que seguirá em missão comercial para os Estados Unidos. Gestores de 12 empresas de TI (tecnologia da informação) estarão em Washington e em cidades do Vale do Silício, de 13 a 21 de abril, para identificar oportunidades de negócios. Eles terão encontros com pesquisadores em universidades, investidores, incubadoras e empresas referências no setor, como a Google. (Leia mais)

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui.

Ainda nesta semana saiu a última edição do AmchamNews, que pode ser lido aqui. O boletim traz as principais pesquisas que foram feitas pela Amcham junto ao empresariado, no mês de março. As sondagens revelam o que os gestores aguardam da economia e do desempenho de seus negócios, além dos efeitos das alterações do ICMS sobre suas operações e os desafios do setor de telecomunicações no país.

registrado em: