Inauguração da Amcham-Campo Grande e novos guias sobre negócios nos EUA movimentam a semana. Reveja as principais notícias

por marcel_gugoni — publicado 08/02/2013 13h15, última modificação 08/02/2013 13h15
São Paulo – Nos comitês temáticos, agenda tratou de temas como o custo logístico do Brasil e como promover mudanças nas empresas.

A Amcham-Brasil inaugurou sua 13ª unidade regional nesta semana,em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul (MS). Situada no Centro-Oeste brasileiro, a mais nova sede surge com a missão de fomentar a competitividade dos negócios locais e abrir espaço para networking entre executivos.

O dinamismo econômico do Estado foi um dos fatores determinantes para a decisão da Amcham de abrir um escritório na região. “O Estado registra um intenso desenvolvimento industrial nos últimos anos, e nosso objetivo é contribuir e crescer junto”, explica Fernando Schmitt, diretor de Unidades Regionais da Amcham-Brasil. “A meta é tornar a regional um importante centro de conteúdo e oferecer um pilar para o desenvolvimento de executivos e empresas.”

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

Outro lançamento movimentou a semana: o guia Arkansas Highlights traz as melhores oportunidades de negócios para as empresas brasileiras que buscam o mercado americano e os setores mais promissores da economia desse estado. A publicação é a quinta específica sobre estados americanos e a sexta voltada aos empresários brasileiros interessados em fazer negócios nos EUA. O guia faz parte da série States Highlights, que já conta com títulos sobre atrativos a investidores estrangeiros cobrindo os estados da Flórida, da Georgia, de Indiana e das Carolinas (do Norte e do Sul). Há ainda uma publicação geral sobre a economia americana – o US Highlights.

Comitês temáticos

Entre os comitês temáticos desta semana, um grande destaque foi o debate sobre custos logísticos no Brasil, tema do comitê aberto de Logística da Amcham-São Paulo, na quarta-feira (06/02). O Brasil perde o equivalente a US$ 83,2 bilhões por ano com custos logísticos em função de problemas que vão desde a elevada burocracia até a limitada infraestrutura de estradas, ferrovias, portos e aeroportos. O prejuízo representa em torno de 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB). “O Brasil não investe o suficiente para recuperar nem o que perde”, afirma Paulo Resende, coordenador do Núcleo CCR de Infraestrutura e Logística da Fundação Dom Cabral.

No comitê estratégico de Governança Corporativa, na quarta-feira (06/02), Nelson Cosme, embaixador de Angola no Brasil, defendeu o estreitamento de parcerias comerciais com o Brasil.

Na Amcham-Porto Alegre, o comitê de Empreendedorismo, realizado nesta quinta-feira (07/02), mostrou que as mudanças são importantes para as empresas manterem seu crescimento, mas todas elas dependem da cultura. Jayme de Lima, consultor da Symnetics, disse que, para garantir o sucesso das estratégias, é preciso analisar sua eficácia, bem como prioridades, direcionamentos e a cultura. “Tomar esses cuidados é essencial para quem não quiser se incorporar às atuais estimativas de que 70% das ideias não chegam à execução.”

Reveja as principais notícias da semana da Amcham:

08/02 Amcham apoia programa do CNPq que incentiva cientistas a desenvolverem inovação no setor privado

07/02 Gargalos estruturais transformam empresariado brasileiro em gestor de custos por excelência

07/02 Entender cultura organizacional é essencial para implementar mudanças

06/02 Na área de infraestrutura logística, Brasil não investe o suficiente nem para recuperar perdas, aponta coordenador da FDC

06/02 Angola quer desenvolver sua economia com apoio de capital e tecnologia do setor privado brasileiro, indica embaixador

05/02 Amcham inaugura filial em Campo Grande para fomentar competitividade das empresas locais e networking

04/02 Amcham amplia cobertura sobre os EUA e lança guia com oportunidades de negócios no Arkansas

04/02 Amcham participa de evento organizado pelo Departamento de Comércio americano para que mais empresas recebam alunos do Ciência sem Fronteiras em estágios nos EUA

04/02 Em Recife, varejo crescerá 6% em 2013, calcula economista

04/02 Profissionais de secretariado devem buscar alternativas dentro e fora da empresa para enfrentar estresse

registrado em: