Incentivo a estágio para estudantes do Ciência sem Fronteiras e mudanças no Código de Defesa do Consumidor movimentaram a semana que passou; reveja mais debates da Amcham

por marcel_gugoni — publicado 11/05/2012 17h21, última modificação 11/05/2012 17h21
São Paulo –CEO da Amcham, Gabriel Rico, participou de seminário sobre propriedade intelectual no INPI e abordou desafios da inovação.

A qualificação da mão de obra com foco em inovação e a proteção aos direitos do consumidor deram a tônica dos debates desta semana na Amcham-São Paulo.

Um dos principais eventos tratou de iniciativa da Amcham para incentivar o acesso de alunos do programa Ciência Sem Fronteiras (CsF) a estágios no exterior, a fim de complementar sua experiência acadêmica. Com esse objetivo, a Amcham está assinando acordos (MOUs) com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A entidade também constituiu uma força-tarefa para tratar do tema, e o embrião desse grupo se reuniu em 09/04.

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui 

O CsF surgiu para suprir a carência de engenheiros, pesquisadores e outros profissionais necessários para desenvolver conhecimentos científicos e tecnológicos voltados ao aperfeiçoamento industrial. Para Emerson Willer, coordenador técnico substituto da Coordenação de Cooperação Bilateral do CNPq, o governo quer mudar o perfil da produção científica no Brasil, considerada muito acadêmica, para ser geradora de inovações industriais.

“Para conseguir essa cultura de inovação, de registros de patentes e criação de produtos que logo vão retornar com grande lucro para as empresas, precisamos submeter nossos alunos a ambientes extremamente competitivos.” Até 2015, os melhores estudantes e pesquisadores brasileiros que se inscreverem serão selecionados pelo governo (75 mil bolsas) e pela iniciativa privada (cerca de 26 mil bolsas) para estudarem ciências exatas e biomédicas nas principais universidades do mundo.

INPI

Ainda na agenda de inovação, a Amcham participou de um debate sobre propriedade intelectual no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O CEO da Amcham, Gabriel Rico, foi um dois painelistas e abordou os desafios da inovação.

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

Na ocasião, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, anunciou a abertura de 250 vagas para o instituto, mediante seleção por concurso público. Por meio da assessoria de imprensa, o INPI disse que o processo de admissão deve ser concluído até o final do ano. Durante o seminário, Pimentel recebeu o mais recente relatório de avaliação do INPI produzido pela Amcham com a visão do empresariado sobre a atuação do instituto.

Código de Defesa do Consumidor

O debate em torno das reformas para atualização do Código de Defesa do Consumidor (CDC) justificou uma reunião especial conjunta dos comitês abertos de Legislação, de Marketing e de Finanças da Amcham-São Paulo.

O procurador Roberto Augusto Pfeiffer, da procuradoria geral do Estado de São Paulo e membro da comissão de juristas responsável pela atualização do CDC, afirma que as novidades devem abarcar mudanças e regulamentação em torno do superendividamento e do comércio eletrônico. “Há um consenso para atualizar o CDC devido à evidente insuficiência do código para lidar com esses temas.”

Reveja o que foi notícia na Amcham-São Paulo nesta semana:

11/05 Prêmio ECO abre inscrições para sua 30ª edição; saiba como participar

11/05 Reforma do CDC deve ser aprovada em 2012, estima procurador do Estado de SP

11/05 Novo Código de Defesa do Consumidor precisa de regras mais claras para publicidade em comércio eletrônico e físico, diz executiva do MercadoLivre

10/05 Governo autoriza concurso para a contratação de 250 funcionários para o INPI, anuncia ministro do Desenvolvimento

10/05 Reforma no Código de Defesa do Consumidor quer acabar com superendividamento e regular comércio eletrônico

10/05 Mobilidade e interatividade são tendências para o setor de TI, avalia especialista da IBM

10/05 Amcham debate propriedade intelectual e desafios da inovação no INPI

09/05 Migração para nuvem requer mais cuidados das empresas com dados

09/05 Planos de recuperação judicial negociados com credores melhoram chances das empresas deficitárias

08/05 Ciência sem Fronteiras é oportunidade para fomentar cultura de inovação industrial no Brasil

08/05 Produtividade está atrelada à comunicação, defende coach

07/05 Amcham recebe comitiva de empresários da Carolina do Norte e do Sul e lança publicação com oportunidades de negócios

registrado em: