Lançamento de programa para facilitar entrada de brasileiros nos EUA e novo Amcham News movimentam a semana. Veja o que mais é notícia

por marcel_gugoni — publicado 30/03/2012 16h58, última modificação 30/03/2012 16h58
São Paulo – Agenda de competitividade trouxe debates na área de Energia, Legislação e Viagens Corporativas.

O governo dos Estados Unidos vai implementar um projeto-piloto para agilizar a passagem de brasileiros pela imigração dos Estados Unidos, por meio de um programa conhecido como Global Entry. Em uma primeira etapa, 150 pessoas serão beneficiadas. Trata-se de uma lista com cidadãos brasileiros considerados de “baixo risco”, que receberão atendimento rápido na fila de imigração. Posteriormente, a lista deve ser ampliada para 1500 pessoas. 

Veja também: Visita de Dilma aos EUA é mais um passo para o Brasil se tornar parceiro estratégico

O embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, afirmou, na segunda-feira (26/03) na Amcham-São Paulo, que a medida faz parte dos esforços dos EUA para estreitar laços com o Brasil, “uma das relações mais importantes para o século XXI”. Ele disse que o programa visa a “melhorar a experiência de quem viaja aos EUA com muita frequência, notadamente empresários”. A estimativa é de que a economia de tempo com o processo de entrada nos EUA chegue a 70%.

Gabriel Rico, CEO da Amcham, afirma que o programa é muito bem-vindo, porque demonstra “cortesia, um sinal de boa vontade dos EUA em relação ao Brasil e cria um clima favorável de cooperação, especialmente neste momento que precede a visita da presidente Dilma aos Estados Unidos”.

A edição de março do AmchamNews destacou a posse do novo Conselho de Administração, que ganhou sete novos membros em sua formação para 2012 e também abordou a medida bilateral entre Brasil e EUA.

A semana ainda teve a visita de Annise Parker, prefeita da cidade de Houston, capital do Texas (EUA). Uma comitiva participou do evento para mostrar oportunidades da cidade para as empresas brasileiras nas áreas de energia, logística, infraestrutura e outros.

Ainda na agenda bilateral, Susan Kurland, secretária-adjunta do Departamento de Transportes dos EUA, afirmou que o país quer elevar a participação nas obras de melhoria da infraestrutura brasileira para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Brasil. “Há grandes oportunidades abertas no Brasil e não se veem companhias americanas nos grandes projetos, exceto como fornecedoras”, lamentou. “As Parcerias Público-Privadas são muito efetivas”, reforçou.

Competitividade e eventos regionais

Na agenda de competitividade, o comitê de Energia debateu as oportunidades de autogeração de energia para baratear custo desse insumo básico às empresas; o comitê de Logística deu continuidade ao ciclo de debates “Gestão x Gargalos de Infraestrutura” falando sobre a automatização de processos de logística como forma de enfrentar as deficiências do País e reduzir seus impactos sobre custos; o comitê de Viagens mostra que um dos efeitos da capacitação acelerada de mão de obra é a sobrecarga do mercado de eventos corporativos: faltam hotéis e salas nos grandes centros para treinar equipes das empresas.

Na Amcham-Curitiba, o debate sobre marketing contou com a participação de David Portes, sócio-proprietário da DMarketing, agência de comunicação e marketing promocional, um ex-camelô que abriu seu negócio com R$ 12 e inovou. Ele conta como a criatividade o ajudou a criar promoções e faturar muito e diz que o marketing promocional é, hoje, a forma mais rentável de anunciar pagando pouco e tendo alta eficiência.

Veja também: Acompanhe e curta a página da Amcham Brasil no Facebook  

Já a Amcham-Recife mostra que a capacidade da empresa de atrair executivos talentosos para seu quadro de funcionários está diretamente ligada à governança corporativa e ao crescimento sustentado da companhia.

Veja também: Siga a página da Amcham Brasil no Twitter 

Amcham-Brasil completou um ano nas três principais redes sociais: Facebook, LinkedIn e Twitter. No período, entidade somou mais de 4 milhões pageviews gerados com os mais de 8 mil posts publicados. Além disso, os perfis da entidade somam mais de 5400 usuários.

Leia o que foi destaque durante a semana na Amcham:

30/03 AmchamNews de março mostra posse do Conselho e visita de Dilma Rousseff aos EUA

30/03 Amcham completa 1º ano de presença nas redes sociais e lança nova “linha do tempo” no Facebook

30/03 Amcham-São Paulo recebe missão de negócios com vice-governador da Georgia

29/03 RH flexível permite maior inovação e integração da empresa

29/03 Indústria do esporte movimenta US$ 1 trilhão no mundo

29/03 Demanda aquecida de treinamentos internos exige das empresas melhora em logística de traslado e hospedagem

29/03 Marketing promocional é ferramenta mais rentável para aumentar vendas

28/03 Estados Unidos querem dialogar com governo brasileiro sobre parcerias em infraestrutura

28/03 Setor de logística automatiza processos para minimizar gargalos de infraestrutura

28/03 Falta de mão de obra qualificada é o principal entrave no mercado de TI em Pernambuco

28/03 Universidade americana adere ao programa Ciência sem Fronteiras e vai receber até 15 estudantes brasileiros neste ano

28/03 Pequenas empresas precisam ficar atentas para separar declarações de impostos de pessoas jurídicas e físicas

27/03 Cogeração é o principal caminho para a autoprodução de energia

27/03 São Paulo perde competitividade por falta de mobilidade, diz vice-governador

27/03 Empresas só vão aproveitar frutos da inovação se tiverem dominado as etapas de qualificação de processos e logística

27/03 Governança corporativa também influi na atração de talentos, afirma consultor

26/03 Demora para retorno financeiro afasta empresas de projetos de cogeração de energia a gás natural

26/03 Cidade de Houston quer atrair investidores com infraestrutura logística e tecnológica

26/03 Governo dos EUA anuncia programa para agilizar entrada de brasileiros

Eventos de conteúdo

O principal debate da próxima semana na Amcham-São Paulo trata de um assunto sensível, o assédio moral. O número de casos tem crescido, principalmente devido à maior conscientização dos trabalhadores a respeito do tema. Mas o que, de fato, configura o assédio moral, e quais as responsabilidades da empresa e dos funcionários?

Para falar sobre como prevenir, evitar e proteger as empresas e seus empregados desse tipo de problema, visita o comitê de Legislação o doutor Robson Zanetti, juiz arbitral e sócio do escritório Robson Zanetti & Advogados Associados.

O comitê ocorre no Amcham Business Center, na Rua da Paz, 1431, em São Paulo, e são gratuitos para os sócios.

04/04 Comitê de Legislação

Assédio Moral - A necessidade de um debate técnico e transparente

 

Veja outros eventos e comitês das regionais da Amcham

Brasília

03/04 Comitê de Legislação

A Nova Lei da Concorrência

 

Porto Alegre

04/04 Comitê de Vendas

A importância do planejamento pessoal no dia a dia do profissional de vendas

 

Uberlândia

04/04 Comitê de Gestão de Pessoas

Gerenciamento de riscos e segurança do trabalho

registrado em: