Movimento Soma conecta iniciativa pública e privada para criação de plataforma de oferta de EPIs

publicado 19/05/2020 11h41, última modificação 19/05/2020 11h41
Brasil - Proposta é conectar fabricantes de itens de proteção para profissionais de saúde com quem precisa se preparar para enfrentar a COVID-19
Microsoft ABDI coronavírus covid Soma.jpg

Por meio de parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Microsoft e a Radix, foi criada uma plataforma que une com agilidade e tecnologia quem procura e quem oferta EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) no Brasil. A conexão apoiada pelo Movimento Soma, plataforma solidária lançada por nós no dia 15 de abril, unindo empresas, governos e entidades no combate aos avanços da  pandemia da COVID-19 no Brasil, assim como por um grupo de empresas voluntárias que procuram o apoio da Microsoft para tratar o mesmo desafio.

A parceria público-privada surge em um momento de crescente demanda por EPIs em função da pandemia da COVID-19 e reúne em um único ambiente virtual hospitais e instituições públicas que precisam de EPIs hospitalares e empresas que produzem ou importam esses itens. “Neste momento, agilidade é fundamental. A solução reduz a distância e o tempo entre a compra e a venda de itens essenciais ao combate à COVID-19 como máscaras, aventais, luvas e óculos e proteção, entre outros itens”, explica Igor Calvet, presidente da ABDI, responsável por desenvolvimento industrial e inovação. A plataforma tem sido usada pelo Ministério da Saúde e órgãos governamentais em diversas esferas.

A ferramenta da Microsoft é uma das 124 ações e soluções empresariais mapeadas pelo Movimento Soma, em um mês do lançamento da iniciativa. A ação mobiliza o setor privado para atender as necessidades do setor público para o combate à pandemia no por meio de doações e compras governamentais, além de promover a troca de ofertas entre empresários, divulgando oportunidades de produtos ou serviços que facilitem a adaptação à situação atual. 

"Percebemos um movimento crescente de solidariedade empresarial. Desenvolver soluções rápidas frente à COVID é um direito e uma responsabilidade de todos. A soma de ações abre novas portas para todos, em um mundo isolado. E nesta equação, tudo importa. Vidas que movimentam negócios, que geram empregos, que geram mais vidas”, ressalta nossa CEO, Deborah Vieitas, que lidera a entidade com 5 mil empresas, que juntas representam 33% do PIB brasileiro e 3 milhões de vidas empregadas em 15 cidades brasileiras. 

“A tecnologia possui um papel fundamental para facilitar a comunicação e trazer mais agilidade. Em um contexto desafiador como o que vivemos, é nosso papel torná-la disponível para auxiliar nas mais diversas frentes de combate e a oferta de EPIs a profissionais de saúde sem dúvida é uma delas”, afirma Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil.

 

PLATAFORMA EPI MATCH

Para acessar a plataforma, é preciso fazer um cadastro como Demandante ou Ofertante de EPIs no site EPIMatch. O cadastro é gratuito, simples e intuitivo; e pode ser realizado por Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

A partir do momento em que o interessado obtém acesso ao serviço, poderá pesquisar onde há oferta ou demanda de equipamentos e quais tipos de EPIs estão cadastrados para compra ou venda.  A disponibilidade pode ser identificada por região do país. A partir da localização da oferta ou da demanda, as partes entram em contato e iniciam a negociação.

A plataforma EPIMatch conta com o apoio de entidades como a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (ABIMO), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (ANIMASEG), Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) e Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABECLIN), Sebrae e Senai, além de diversas instituições públicas e privadas.

 Acesse e conheça a plataforma clicando aqui.