Mudanças em regras tributárias e debate sobre internacionalização de empresas brasileiras movimentaram semana da Amcham. Reveja principais notícias

por marcel_gugoni — publicado 01/02/2013 11h59, última modificação 01/02/2013 11h59
São Paulo - Previsões para 2013 mostram que as companhias deverão ficar atentas às mudanças nas leis do ICMS e dos preços de transferência.

As novidades tributárias de 2013 e um debate sobre internacionalização de empresas brasileiras movimentou a semana da Amcham-São Paulo. As previsões para 2013 mostram que as companhias deverão ficar atentas às mudanças na lei do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e na dos preços de transferência, que alteram alíquotas ou regras de cobrança de impostos.

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

O debate deu o tom da reunião do comitê de Tributação da Amcham-São Paulo na última quinta-feira (31/01). Alexandre Siciliano Borges, sócio do Lacaz Martins, Pereira Neto, Gurevich e Schoueri Advogados e presidente comitê de Tributação destaca que, “até o ano passado, estávamos no papel de tentar melhorar a legislação que mudou. Agora trabalhamos para ver, dentre o que mudou, o que vai ser aplicado na prática. É um ano de verificação e de coleta dos problemas para tentar resolvê-los”.

Na Amcham-Recife, o ICMS também foi tema do comitê Jurídico na terça-feira (29/01). A unificação do imposto em uma alíquota de 4% para produtos importados traz obrigações que exigem atenção dos empresários, ressaltou Ricardo Varejão, sócio da Queiroz Cavalcanti Advocacia. “As duas principais obrigações que vieram com a nova alíquota são a necessidade de emissão da Ficha de Conteúdo de Importação (FCI) e de mais anotações na Nota Fiscal Eletrônica.”

O Custo Brasil e o efeito dele sobre as empresas brasileiras que buscam se internacionalizar foram assunto do comitê de Comércio Exterior da Amcham-São Paulo na terça-feira (29/01). “A busca da competitividade é o principal motivo da internacionalização”, comentou Luis Afonso Lima, diretor presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e Globalização Econômica (Sobeet). “Para avançar na internacionalização, é preciso cobrir três frentes: fechar tratados para eliminar a bitributação, estabelecer acordos internacionais de investimento e tornar o acesso ao crédito mais democrático para as empresas de menor porte”, elencou Lima.

Reveja as principais notícias da semana da Amcham:

31/01 Novas regras para ICMS e preços de transferência são principais pontos de atenção da área tributária em 2013

31/01 Alíquota única do ICMS traz obrigações que demandam atenção dos empresários

30/01 Líderes precisam de mais motivação e desenvolvimento estruturado, apontam gestores de RH

30/01 Administração do tempo é chave para equilibrar vida pessoal e profissional

29/01 Neuromarketing busca funcionamento do cérebro para identificar padrões de escolhas de consumo

29/01 Custo Brasil coloca barreiras à internacionalização de empresas brasileiras

28/01 Cumprimento de metas é resultado de como líder engaja equipe, afirma coach

28/01 Empresas e instituições financeiras devem estar atentas à origem do dinheiro de clientes e de fornecedores, alertam especialistas

 

Agenda de eventos

As inscrições estão abertas para a agenda de eventos e comitês da próxima semana. Na Amcham-São Paulo, o movimento fica por conta do comitê aberto de Logística, que tratará dos altos custos logísticos no Brasil, resultado de ineficiências de diversos fatores desde a ausência de planejamento no sistema de logística e de transporte até a falta de investimento público no setor.

As inscrições são gratuitas para os sócios, mas as vagas são limitadas. O evento ocorre no Amcham Business Center de São Paulo, que fica na Rua da Paz, 1431. Veja como chegar lá.

06/02 Comitê Aberto de Logística

Custos Logísticos no Brasil

 

Belo Horizonte

07/02 Comitê de Economia e Finanças

Fechamento Contábil de 2012 - As dificuldades de avaliação de ativos não negociáveis e intangíveis

 

Campinas

05/02 Curso de networking e marketing pessoal

Thomas F. Reaoch, o Rei do Networking

 

Porto Alegre

07/02 Comitê de Empreendedorismo

Gestão da mudança para a execução da estratégia

 

 

Ribeirão Preto

05/02 Fórum de Legislação

Programa Especial de Parcelamento do ICMS

registrado em: