Nova edição do AmchamNews e “apagão de talentos” movimentam a semana; veja o que mais é notícia

por marcel_gugoni — publicado 09/03/2012 11h24, última modificação 09/03/2012 11h24
São Paulo – Debate de gestão de pessoas com especialistas em RH confirmou que falta de mão-de-obra qualificada é grande entrave para o Brasil.

A edição de fevereiro do AmchamNews é um dos destaques da semana na Amcham. A publicação, que repercutiu o Seminário Perspectivas Comerciais 2012 promovido pela Amcham-São Paulo em 16/02, mostrou o otimismo do empresariado brasileiro com os negócios neste ano.

Mas, além de debater projeções favoráveis, a Amcham também analisou no comitê de Gestão de Pessoas no dia 07/03 um grande gargalo nacional: a falta de mão-de-obra qualificada.

Relacionamento com investidores e eficiência na gestão financeira são destaques de comitês da Amcham-São Paulo; inscrições estão abertas

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

Para os especialistas em Recursos Humanos que participaram do evento, a raiz do problema está em uma educação defasada e na falta de incentivos e parcerias entre escola e setor privado. Jonas Prising, vice-presidente das Américas da Manpower, consultoria especializada em RH, diz que as empresas têm dificuldades em encontrar os talentos e retê-los. “As companhias devem deixar claro de quais profissionais precisam. Haverá cada vez mais colaboração entre as empresas e as faculdades e escolas.” 

Para Olga Colpo, CEO da holding Participações Morro Vermelho (administradora do patrimônio do grupo Camargo Corrêa), as iniciativas do governo e do setor privado para melhorar e ampliar a educação no Brasil, base para a criação de trabalhadores qualificados tanto de nível médio como superior, vão levar pelo menos dez anos para dar resultados.

Os meios para atrair e reter profissionais foram debatidos no comitê estratégico de Finanças. O tema: previdência privada. Mauro Pereira, consultor sênior da área de Retirement da assessoria de recursos humanos Mercer, diz que este tipo de benefício, antes limitado às grandes empresas, está sendo incorporado ao pacote de remuneração das médias e pequenas.

Ter ou não um conselho de administração da empresa foi outros dos temas debatidos na Amcham, no comitê de Governança Corporativa. Para o administrador e consultor Herbert Steinberg, presidente da Mesa Corporate Governance, conselheiro da Amcham e presidente do comitê, um conselho é maior exemplo de maturidade e consolidação de uma empresa no mercado – e ainda “garante consultores de alto nível a um custo muito mais razoável”.

Na Amcham-Curitiba, o tema fraudes corporativas ganhou destaque. Jerri Ribeiro, sócio da PricewaterhouseCoopers na área de consultoria de Gestão de Negócios para a Região Sul do Brasil, demonstrou que as fraudes no País vêm crescendo: 33% das empresas brasileiras sofreram com crimes econômicos em 2011. “O percentual aumentou bastante em relação a 2009 e se aproxima do resultado global de 34%”, afirma. No mundo, 56% das organizações apontaram que os casos mais sérios de fraudes foram cometidos internamente.

Leia o que foi destaque na Amcham na semana:

09/03 Jovens executivos podem aprender a liderar com a experiência dos profissionais maduros, sugere diretor de RH da Itautec

08/03 Previdência privada começa a ser usada para atração e retenção de profissionais em médias e pequenas empresas

08/03 Brasil levará dez anos para ter trabalhadores com nível educacional adequado

08/03 Empresas e instituições de ensino têm que se integrar cada vez mais, recomenda ‘guru’ de gestão de pessoas

07/03 Conselho de administração mostra maturidade da empresa e ainda garante consultoria com menores custos, destaca especialista

07/03 Apagão no Brasil é de educação, dizem especialistas de RH

07/03 Tarefa dos departamentos jurídicos se torna mais estratégica e menos operacional

06/03 AmchamNews de fevereiro traz panorama sobre as perspectivas comerciais para 2012

06/03 Fraudes corporativas geram prejuízos em 34% das empresas no mundo, aponta pesquisa

05/03 Profissionais que equilibram vida pessoal e trabalho atingem resultados de maneira constante

05/03 Frente a gargalos de infraestrutura, setor de logística trabalha para reter e motivar profissionais como forma de garantir competitividade

05/03 Gestor de RH defende que colaborador seja protagonista da própria carreira

05/03 Com marketing de experimentação, consumidor quer opinar e participar do processo de melhoria dos produtos

Saiba mais sobre a Amcham:

Amcham-São Paulo tem comitês abertos para os sócios. Acompanhe 

Acompanhe os eventos das unidades da Amcham pelo Brasil

Leia mais notícias sobre a Amcham

registrado em: