Renovado, Conselho de Administração da Amcham toma posse reforçando relação Brasil-EUA

por andre_inohara — publicado 22/03/2012 11h19, última modificação 22/03/2012 11h19
São Paulo – Entre as autoridades presentes estiveram o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, e o cônsul em exercício dos Estados Unidos em São Paulo, William Popp.
almoco_de_posse_125.jpg

O almoço de posse do Conselho de Administração da Amcham para 2012 foi marcado pelo discurso do fortalecimento das relações entre Brasil e Estados Unidos.

"A Amcham está alinhada com o seu papel de defensora da livre iniciativa privada no Brasil, com respeito à sociedade e ao meio ambiente, e com a elevação da competitividade brasileira", afirmou Eduardo Wanick, presidente do Conselho de Administração da Amcham e presidente e CEO da DuPont para América Latina.

"Isso passa pelo fortalecimento das nossas relações com os Estados Unidos, um dos nossos maiores parceiros comerciais em muitas áreas, incluindo inovação", assinala Wanick.

Myron Brilliant, vice-presidente de Assuntos Internacionais da US Chamber, a principal entidade empresarial americana, falou da importância de estreitar as relações entre Brasil e Estados Unidos.

"Temos que expandir nosso relacionamento para um nível estratégico. O Brasil é um parceiro de nível global", disse Brilliant.

Por sua vez, o vice-governador do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, falou da importância da Amcham para a vida empresarial do Brasil e reforçou a necessidade de acelerar as Parcerias Público-Privadas (PPP).

"Os pensamentos que são discutidos nesta casa terão forte multiplicação no meio empresarial", observa Afif.

Afif esteve na Amcham em agosto e outubro de 2011, para debater os gargalos de infraestrutura e as oportunidades de avanço de PPPs em São Paulo.

Veja aqui: Brasil vive fase positiva para potencializar Parcerias Público-Privadas na área de infraestrutura

São Paulo seguirá atrativo a investimentos estrangeiros mesmo com crise na Europa, diz Afif

Autoridades presentes

Entre as autoridades presentes à posse do Conselho da Amcham, estiveram Andrea Calabi, Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo; Duarte Nogueira deputado federal (PSDB-SP); Alfredo Cotait, Secretário Municipal de Relações Internacionais de São Paulo; Frederico Prudente de Queiroz, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberlândia. A consulesa geral da Tailândia no Brasil, Thassanee Wanick, também esteve presente.

As autoridades americanas que estiveram na cerimônia foram William W. Popp, cônsul-geral do Consulado Geral dos EUA em São Paulo; Todd Chapman, ministro-conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília; Rick de Lambert, conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos e Jodi Bond, vice-presidente da US Chamber para as Américas.  Veja aqui: Conselho de Administração da Amcham tem seis novos membros em 2012

Conheça a composição completa do Conselho da Amcham para 2012 aqui.

Spirit of Amcham
Durante a cerimônia, o presidente do Conselho de Administração da Amcham, Eduardo Wanick, foi homenageado com o prêmio Spirit of Amcham, devido ao trabalho destacado ao longo de 2011.

“O Spirit of Amcham é o espírito de todos os membros do conselho e colaboradores. É o espírito de melhorar o Brasil que temos, e todos os membros fazem isso de maneira voluntária e dedicada", disse Wanick.

Homenagem a Fernando Pinheiro

O ex-conselheiro da Amcham, Fernando Pinheiro, recebeu uma homenagem do Conselho de Administração. Pinheiro faleceu em 29/02/12. Os filhos de Pinheiro, Fernando e Renata, receberam uma homenagem das mãos do presidente do Conselho da Amcham, Eduardo Wanick.

Advogado, Pinheiro foi sócio do escritório Fernando Pinheiro Advogados e integrou o Conselho da Amcham em várias gestões. Tendo exercido a função de conselheiro legal, contribuiu para a fundação do Centro de Arbitragem da Amcham, de onde presidiu o conselho por alguns mandatos. Ele também integrou o comitê de Legislação e o comitê de Agências Regulatórias da Amcham, em São Paulo.

 

registrado em: