Visita de Dilma a Obama e anúncio de novos consulados americanos no Brasil movimentam semana; reveja notícias da Amcham

por marcel_gugoni — publicado 13/04/2012 14h44, última modificação 13/04/2012 14h44
São Paulo – Entre outros destaques, vice-governador do Estado da Georgia, Casey Cagle, participou um almoço de negócios e falou sobre parcerias com o Brasil.

A presidente Dilma Rousseff viajou aos Estados Unidos para estreitar a parceria brasileira com os americanos, um ano após a vinda de Barack Obama ao País, em março de 2011. Durante a visita, foram fechados acordos nas áreas educacionais, de inovação e pesquisa tecnológica, e de turismo e comércio. A Amcham teve participação ativa em todas as etapas da viagem da presidente e apoiou a realização de seminário em Washington com a presença da presidente.

Na segunda-feira (09/04), a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, anunciou também a abertura de dois novos consulados no Brasil, em Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS), ampliando o atendimento para além da Embaixada dos EUA em Brasília e dos consulados em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE).

Um dos principais acordos firmados por Dilma na viagem foi a parceria com 14 universidades americanas para o intercâmbio de estudantes, no âmbito do programa Ciência Sem Fronteiras, que até 2014 pretende conceder bolsas de graduação e pós de áreas consideradas estratégicas para a economia brasileira. “Queremos dar bolsas de estudo a 100 mil estudantes”, afirmou a presidente. Dessas, 20 mil estarão voltadas para intercâmbio entre Brasil e EUA, em universidades como MIT (Massachusetts Institute of Technology) e Harvard.

Para o CEO da Amcham, Gabriel Rico, o evento marca uma evolução, um aprofundamento da relação entre os dois países.  Ele diz que a viagem ajuda a encorajar os empresários a fazer negócios e investimentos em ambos os sentidos porque a diplomacia aponta que as relações bilaterais só tendem a se fortalecer.

Ainda no âmbito dos eventos internacionais, a Amcham-São Paulo recebeu o vice-governador do Estado da Georgia, Casey Cagle, para um almoço de negócios. O Estado é conhecido pelo setor de alimentos por ser a sede da Coca-Cola, mas a importância da região vai além por ser a líder na produção de aves e a segunda maior produtora de algodão e centeio dos EUA. “A agricultura é a maior indústria da Georgia e temos muito orgulho disso”, disse ele, elencando os setores com maior potencial de parceria com empresas brasileiras.

A competitividade virou tema do comitê de Tributação, que debateu o fim da guerra fiscal dos portos. Uma proposta aprovada em uma comissão do Senado pretende zerar a alíquota de operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior e que não tenham sido submetidos a processos de industrialização. “O governo está focado em solucionar a extensão dos benefícios dados à importação por alguns estados, porque a resposta à questão dos portos é muito exigida por empresários e governadores“, disse Henry Lummertz, advogado tributarista do escritório Veirano Advogados.

Na Amcham-Curitiba, o debate em torno do bom desempenho da economia mostrou que o Brasil tem se tornado um bom alvo de investimentos estrangeiros. os eventos esportivos mundiais, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, devem trazer para o Brasil investimentos na casa de R$ 47 bilhões só em infraestrutura nos próximos anos. E há outros setores beneficiados na esteira – construção, transporte, logística, comércio e serviços financeiros. Para Carlos Eduardo Rosa Felix, agente de investimentos da Gradual Investimentos, “o País vive a sua década de ouro e este é um bom momento para investir em ações”.

Reveja as principais notícias da Amcham:

13/04 Reformulação administrativa na Anvisa prioriza gestão integrada e técnica

12/04 Sem reformas tributárias à vista, governo trabalha com mudanças pontuais como o fim da guerra dos portos

12/04 Falta de projeto adequado atrasa financiamentos de empresas junto ao BNDES

12/04 Motivo do evento determina regras cerimoniais, afirma chefe do cerimonial da Prefeitura de SP

12/04 Perspectivas econômicas apontam o Brasil como grande oportunidade para investimentos em ações

11/04 Amcham lança guia com oportunidades de negócios na Georgia (EUA)

11/04 Agricultura é maior oportunidade para negócios entre Brasil e Georgia, afirma vice-governador do Estado americano

11/04 Ações isoladas de protecionismo não contribuem para a melhora da competitividade

10/04 Especialistas falam do mercado brasileiro a potenciais investidores dos EUA

10/04 Presidente do INPI defende modernização do instituto em encontro com empresários americanos

10/04 Amcham assina acordo de parceria em competitividade com entidade americana

10/04 Brasil precisa melhorar a competitividade para retomar espaço no mercado americano, diz Rubens Barbosa

10/04 Relacionamento do Brasil com os EUA melhora no governo Dilma, diz embaixador Rubens Ricupero

10/04 Executivos de logística participam de feira setorial e visitam o porto de Santos

10/04 Relação entre Brasil e EUA deve abranger questões comerciais e geopolíticas, diz ex-embaixador americano

09/04 Encontro dos presidentes Dilma e Obama marca evolução do relacionamento Brasil-EUA, avalia CEO da Amcham

09/04 Parceria com os EUA colocará o Brasil no século XXI, diz ministro Fernando Pimentel

09/04 EUA são parceiro essencial do Ciência Sem Fronteiras, afirma Dilma em Washington

09/04 Estados Unidos anunciam tratado que deve impulsionar tráfego aéreo com o Brasil

09/04 Estados Unidos anunciam abertura de dois novos consulados no Brasil

registrado em: