Participação dos associados nos eventos e comitês da Amcham em 2012 gerou pesquisas sobre tendências de negócios e propostas para elevar competitividade brasileira

por andre_inohara — publicado 21/12/2012 08h42, última modificação 21/12/2012 08h42
São Paulo – Amcham deve aprofundar modelo interativo em 2013.

A interatividade no debate de diversos conteúdos foi uma das grandes marcas das reuniões para associados promovidas pela Amcham em 2012. Esse formato colaborativo gerou várias pesquisas sobre tendências de negócios que repercutiram na mídia nacional e propostas concretas para ampliar a competitividade da economia brasileira.

Entre seminários, workshops, fóruns e comitês, a Amcham realizou 1737 encontros ao longo de 2012 em todo o Brasil, com 2083 palestrantes, para um público de milhares de executivos e profissionais qualificados. O eixo dos temas girou em torno da competitividade brasileira e das mais atualizadas práticas de negócios.

A Amcham conduziu 35 pesquisas, enquetes e votações com os executivos de empresas associadas para mapear a visão do empresariado sobre assuntos de grande impacto nos negócios – passando por expectativas de investimento, influência do cenário macroeconômico e tendências corporativas.

Reformas inadiáveis em destaque

O grande destaque do calendário foi o seminário As Reformas Inadiáveis, parte do programa Competitividade Brasil. Parlamentares, ex-ministros e especialistas se reuniram em 30/11 na Amcham para discutir propostas de padronização do ICMS, modernização das relações trabalhistas e estímulo às PPPs (parcerias público-privadas), elaboradas a partir dos seminários do programa.

No seminário, foram realizadas duas votações em tempo real. A primeira foi endereçada à iniciativa privada, que apontou a urgência das sugestões. Em seguida, os parlamentares indicaram sua visão sobre a viabilidade das propostas. Ficou claro que há uma visão convergente sobre esses temas por parte do setor privado e dos parlamentares presentes, e essa agenda será incorporada às ações de advocacy da Amcham em 2013.

Diálogo continuado e integração

Ao longo de todo o ano, a Amcham interagiu com os associados para identificar questões contundentes para acelerar a competitividade brasileira e elaborar sugestões concretas de melhorias. Nesse processo continuado, mais de 1500 executivos opinaram sobre temas como:

- Simplificação da Legislação de Drawback (comitê de Comércio Exterior, 20/03),

- Guerra fiscal e regulamentação do ICMS (comitê de Tributação, 12/04),

- Incentivos fiscais à inovação tecnológica (comitê de Inovação, 10/08),

- Plano Nacional de Logística de Transporte (comitê de Logística, 29/08),

- Alterações na legislação trabalhista (comitê de Gestão de Pessoas, 13/11),

- Renovação das Concessões e Desoneração das Tarifas - Medida Provisória nº 579 (comitê de Energia, 05/12),

Além de produção de conteúdo para advocacy, o debate pluralizado contribuiu para que a iniciativa privada se familiarizasse com desdobramentos além de seus respectivos segmentos de atuação.

Houve um esforço para integrar comitês de áreas diferentes para tratar de assuntos comuns. Temas como ‘Saúde no ambiente de trabalho’ foram discutidos conjuntamente nos comitês de Saúde e Gestão de Pessoas e ‘Cloud Computing e o impacto na gestão financeira’ foi um debate que se estendeu ao comitê de Finanças.

Pesquisas em tempo real

Além do foco em conteúdo, atividades de networking foram estimuladas entre os participantes dos eventos e comitês. Em grandes fóruns em São Paulo, a Amcham aplicou um modelo de votações em tempo real.

Foi o caso de três Encontros de Empreendedores, em dezembro, julho e maio. O público opinou sobre desafios das pequenas e médias empresas, impactos do cenário econômico sobre seus negócios, entre outras temáticas.

Outro exemplo foi o Seminário Perspectivas Comerciais, em 16/02, quando pesquisa com os participantes sondou os principais desafios das organizações, para o ano, em se tratando de inovação, RH, oportunidades e mercado.

No 4° Seminário de Inovação, em 16/08, o público votou ações consideradas prioritárias para estimular a inovação no País. Em 2013, a Amcham pretende avançar nesse modelo interativo.

 

registrado em: