Seminário de oportunidades comerciais do Brasil debate competitividade e movimenta a semana; reveja o que foi notícia na Amcham

por marcel_gugoni — publicado 27/04/2012 16h23, última modificação 27/04/2012 16h23
São Paulo – Embaixadores e empresários mostraram que livre concorrência e inovação são vitais para o desenvolvimento econômico do País.

O Brasil é um País que cresce e se mostra como grande player do mercado internacional, mas ainda tropeça em duas necessidades essenciais para o seu próprio crescimento econômico: a livre concorrência e a inovação. Essa foi a tônica do “Seminário Oportunidades nas Relações Comerciais do Brasil frente à nova configuração dos blocos econômicos mundiais”, realizado na Amcham-São Paulo na terça-feira (24/04), que trouxe os embaixadores de Alemanha e Coreia do Sul, o cônsul americano em São Paulo e dirigentes de grandes empresas para debater os rumos para o comércio exterior brasileiro.

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

Miguel Jorge, consultor de comércio exterior e ex-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o governo deveria reduzir o protecionismo e dar mais espaço à competição entre as empresas.

Segundo o embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Kyonglim Choi, o grande potencial econômico do Brasil será mais aproveitado em setores onde o País é naturalmente competitivo, a exemplo do agrobusiness. Já o embaixador alemão no Brasil, Wilfried Grolig, destaca que é difícil sobreviver em um mercado global competitivo como o de hoje sem inovação.

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

O ministro Paulo Estivallet de Mesquita, diretor do Departamento Econômico do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), explica que medidas como a desoneração da folha de pagamentos, recentemente anunciadas pelo governo, têm como objetivo dar fôlego a setores com alto potencial de competitividade no longo prazo. Para ele, são as inovações que tornarão o Brasil mais desenvolvido economicamente, e não as exportações e as importações.

Comitês temáticos

Ainda na agenda de competitividade, o comitê estratégico de Comércio Exterior, na quarta-feira (25/04), tratou de drawback, ferramenta que permite a suspensão de tributos federais na aquisição de insumos no mercado interno ou no exterior para uso na produção de bens a serem exportados. Conforme Marcelo Bergamasco Silva, da supervisão de comércio exterior da Diretoria Executiva de Administração Tributária (Deat) da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, a falta de integração de dados sobre importação e exportação das empresas é um dos maiores gargalos para o avanço do uso da ferramenta pelas empresas.

Na pauta de saúde, o tema foi o Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e seu impacto junto às operadoras de saúde, debatido na terça-feira (23/04). Atualizado neste ano, após resolução da ANS de 2011, o rol incluiu 60 novos procedimentos aos consumidores de planos de saúde contratados a partir de 1999.  Jorge Luís da Cunha Carvalho, especialista em regulação na ANS, diz que essa lista básica precisa existir, porque é uma forma de dar eficiência operacional ao setor de serviços de saúde.

Reveja as principais notícias da Amcham na semana:

26/04 Brasil deve reduzir proteção a setores e abrir mais espaço para inovação e competição, afirma Miguel Jorge

26/04 Sem inovação, é difícil sobreviver no mercado, ensina embaixador alemão ao Brasil

26/04 Boeing investirá US$ 5 milhões em novo centro de pesquisa no Brasil, diz CEO

26/04 Amcham apresenta pesquisa inédita sobre INPI no Dia Mundial da Propriedade Intelectual

25/04 Brasil necessita se expor mais à competição e focar em vantagens comparativas, diz embaixador da Coreia do Sul

25/04 Governo precisa superar limitação técnica de acesso de dados sobre exportação, avalia membro da Fazenda de SP

25/04 CEOs debatem medidas para aumentar competitividade e comércio exterior

24/04 Baixa poupança interna deixa investimentos brasileiros dependentes do exterior

24/04 Livre concorrência e inovação são vitais para o desenvolvimento econômico

24/04 Comunicação interna deve buscar conexão com os funcionários, defende consultora

24/04 Cobertura mínima obrigatória de plano de saúde é forma de dar eficiência operacional aos fornecedores de serviços, diz especialista da ANS

23/04 Sistema que busca desburocratizar processo de registro de empresas em Pernambuco começa a funcionar até final do semestre

23/04 Riscos estratégicos e operacionais ainda passam despercebidos por muitas companhias, aponta consultora

23/04 Gestão do conhecimento é suporte para a tomada de decisões, diz executivo da Syngenta

23/04 Cultura de inovação é melhor diferencial, sustenta diretor técnico da Tecnisa

 

Veja os eventos e comitês das regionais da Amcham

Goiânia

03/05 a 04/05 PACE (Programa Amcham de Capacitação Executiva)

Vendas Ofensivas: Persuasão e estruturação da venda

 

Uberlândia

03/05 Comitê de Legislação

Mudanças na Legislação Trabalhista e novo aviso prévio

registrado em: