Amcham-Brasil reforça missões comerciais em 2012, levando brasileiros para identificar oportunidades de negócios no exterior

por marcel_gugoni — publicado 21/12/2012 11h05, última modificação 21/12/2012 11h05
São Paulo – Gerente de Comércio Exterior da entidade, Camila Moura, diz que agenda seguirá intensa em 2013 e adianta intenção de ampliar oferta de missões customizadas.

A Amcham termina 2012 com seis grandes missões comerciais realizadas, levando empresários brasileiros a buscarem oportunidades de negócios no exterior, principalmente nos Estados Unidos e na China.

Leia mais: Especialistas falam do mercado brasileiro a potenciais investidores dos EUA

Também houve foco em atrair estrangeiros ao Brasil, caso do road show How to Do Business and Invest in Brazil, que reuniu cerca de 335 empresários em três cidades dos Estados Unidos para mostrar como investir e fazer negócios no País. A delegação da Amcham passou pela capital, Washington DC, e pelas cidades de Boston e Nova York em abril, em paralelo com a visita da presidente Dilma Rousseff aos EUA.

Missões setoriais

Em outubro, representantes do setor de tecnologia da informação visitaram empresas dos principais polos de internet, tecnologia e comunicação durante a terceira missão de TI aos EUA. Na agenda, passagens por Apple, Mozilla, Twitter, Dell e outras empresas do Vale do Silício (Califórnia) e de Austin (Texas).

Veja também: Terceira missão comercial de TI da Amcham leva empresários a Vale do Silício e Austin, nos EUA

Em maio, o setor de alimentos e bebidas foi o foco da terceira missão de food service aos EUA. Microempresários e representantes de pizzarias brasileiras participaram da National Restaurant Association (NRA), a maior feira do segmento de restaurantes e fast-food, para capacitação em torno de processos automatizados de produção e novas formas de gestão de negócios.

América Latina e China

Em setembro, a Amcham realizou uma missão à América Latina, para a Expoalimentaria, no Peru, a maior feira de alimentos, bebidas, serviços máquinas, equipamentos e suprimentos da região.

A China também esteve entre os destinos das missões da Amcham. A terceira missão multissetorial ao gigante asiático, no final de setembro e início de outubro, percorreu quatro megacidades e três grandiosas feiras de negócios em dez dias. A Amcham ofereceu capacitação e a assessoria logística e operacional visando à geração de negócios de empresários brasileiros.

Leia mais: Missão da Amcham aos EUA para capacitação técnica no setor de alimentos é concluída com sucesso

A gerente de Comércio Exterior da Amcham, Camila Moura, avalia que as missões são essenciais para a empresa brasileira que quer se internacionalizar.  Ela adianta que essas viagens devem continuar na agenda da Amcham em 2013. “Devemos realizar novas missões para os segmentos de TI e de food service”, afirma. A ideia é reforçar o trabalho estratégico da Amcham junto aos associados.

Leia mais: Alimentos são área que oferece maiores oportunidades para Brasil ampliar vendas à China

Missão customizada

Completou o calendário de 2012 uma missão customizada do setor de gás, preparada a pedido da Comgás, para buscar oportunidades e inovação de negócios no mercado americano. Segundo Camila, a missão partiu de uma premissa sobre a capacitação de novos negócios sobre gás natural veicular (GNV). A missão percorreu três estados, nos quais houve visitas de networking em grandes players do mercado.

A gerente de Comércio Exterior da Amcham diz que, para 2013, a previsão é ampliar o número de missões customizadas. Entre os setores prioritários, ela cita áreas estratégicas como infraestrutura e logística e tecnologia verde (Green IT).

Visitas estrangeiras

Além de enviar missões ao exterior, a Amcham também recebeu delegações no Brasil, que vieram em busca de oportunidades de negócios no País. Esses grupos foram compostos por empresários e autoridades, como o prefeito de Los Angeles, Antonio Vilaraigosa; a prefeita de Houston, Annise Parker; o governador de Illinois, Pat Quinn; o governador do Missouri, Jay Nixon; e o vice-governador da Georgia, Casey Cagle.

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

Há também na lista dos visitantes representantes de agências de promoção regional, como Jorge Fernandez, vice-presidente da Metro Atlanta Chamber, uma câmara de negócios multissetorial da capital da Georgia; Charles Ng, diretor associado geral da InvestHK, agência de fomento de negócios em Hong Kong; e Thomaz Machado, da China Invest, especializada em negócios de empresas brasileiras na China.

registrado em: