Na CBN, Amcham defende maior inserção das empresas brasileiras no comércio mundial

publicado 13/01/2016 11h10, última modificação 13/01/2016 11h10
São Paulo – Na rádio CBN, CEO da Amcham destaca a importância do comércio com os EUA
mundial-pic01.jpg-2858.html

Uma das prioridades da Amcham para este ano é fomentar a participação de empresas brasileiras nos mercados globais, afirma Deborah Vieitas, CEO da Amcham. “Em 2016, a Amcham fixou que este será um dos principais focos de nosso programa de ações: como o Brasil pode aumentar a inserção de suas empresas nos mercados globais”, disse, em entrevista ao Jornal da CBN realizada na quarta-feira (13/1).

Em conversa com o apresentador Milton Jung, a CEO da Amcham destacou dois pontos mencionados pelo presidente dos EUA, Barack Obama, no discurso feito ao Congresso no dia anterior (12/1): a recuperação da economia e a importância de acordos internacionais de comércio.

“Quando ele coloca que a economia americana é a maior e mais forte do mundo, é muito positivo para nós. Os EUA são o segundo maior parceiro comercial do Brasil e é o país no qual temos uma pauta de exportações mais diversificada e composta de 57% de produtos manufaturados”, referindo-se ao trecho do discurso em que Obama afirma que os EUA “tem a mais forte e duradoura economia do mundo”.

O segundo ponto levantado por Deborah foi o esforço americano em criar grandes acordos comerciais, uma oportunidade que o Brasil tem para se inserir mais no comércio mundial. “O mais importante e mencionado no discurso do Obama é a Parceria Transpacífico (acordo entre EUA e onze países do Pacífico), que cria um ambiente de redução de processos burocráticos e padronização para facilitar o fluxo de comércio exterior”, disse.

A padronização de produtos é uma forma de se preparar para o comércio internacional, argumenta Deborah. Estamos em um mundo de comércio exterior hoje onde o mais importante não é a barreira tarifária, e sim outros tipos de barreiras que se criam através de padrões comerciais.”

Veja abaixo a entrevista de Deborah na CBN:

 

registrado em: