Amcham leva empresas a quatro missões comerciais nos Estados Unidos em 2013

por simei_morais — publicado 13/03/2013 11h35, última modificação 13/03/2013 11h35
São Paulo – TI será o foco da primeira das quatro viagens e tem inscrições abertas. Agenda prevê visitas técnicas e encontros com empresas, universidades e investidores.

A Amcham-Brasil programou quatro missões comerciais aos Estados Unidos para 2013. A primeira delas, com inscrições abertas, ocorrerá em abril e é voltada a startups de tecnologia da informação. Duas das viagens seguirão o novo formato prime, focado em instituições de grande porte. A expectativa para este ano envolve também avançar no modelo tailor made, de viagens desenhadas sob medida para as necessidades das empresas que as encomendem.

A agenda dá prosseguimento a uma das atividades mais tradicionais da Amcham para fomento de negócios e capacitação de empresas. “As missões da Amcham têm uma interlocução de alto nível nos Estados Unidos. Trata-se de um trabalho de abrir portas que as empresas, sozinhas, não conseguiriam fazer”, explica a gerente de Comércio Exterior da Amcham, Camila Moura.

TI

A primeira missão acontece de 13 a 21 de abril, passando por cidades do Vale do Silício e pela capital americana, Washington. As inscrições terminam em 25 de março. A agenda incluirá encontros com investidores, incubadoras, universidades e empresas de referência no setor. No ano passado, os integrantes da missão de TI foram a companhias como a Apple.

Nesta edição, haverá ainda uma visita à feira DEMO Mobile, que concentra negócios em dispositivos móveis. A missão ocorre em parceria com a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos, que fará uma recepção à comitiva.

Quarta missão de TI feita pela Amcham, esta viagem será voltada às startups do setor. “Elas são uma tendência no mercado nacional. O governo, inclusive, tem feito programas de fomento para essas instituições, devido à importância que têm para a economia”, comenta Camila.

Próximas viagens

A próxima missão, ainda com data a ser definida, será para empresas do setor de food service que queiram buscar parceiros e inserção no mercado americano. Assim como a de TI, essa missão é aberta para sócios e não sócios.

As duas missões prime, por sua vez, vão contemplar instituições de grande porte dos setores de infraestrutura logística e green technology. Serão grupos diferenciados, com um grupo selecionado de participantes únicos por categoria, ou seja, sem concorrentes diretos.

Sob medida

Outro modelo de missões que também terá grande ênfase em 2013 é o tailor made. A agenda da comitiva é organizada com foco nas demandas da empresa que a encomendou.

Em setembro de 2012, a Amcham levou gestores da Comgás para conhecer distribuidoras de gás natural veicular, montadoras, convertedoras, especialistas e eventuais parceiros na área em operação nos Estados Unidos.

Além da visita, a Amcham fez um estudo do mercado americano nesse setor, com informações de mercado, legislação e evolução de consumo.

O diretor vice-presidente da Comgás, Sérgio Luiz da Silva, que responde pelo comercial, planejamento e suprimento de gás da companhia, conta que a distribuidora conseguiu seus objetivos com o projeto. “Voltamos com uma visão bem estruturada dos desenvolvimentos e fundamentos do mercado americano, o que irá nos ajudar a ajustar algumas diretrizes”, afirma.

registrado em: