Amcham recebe comitiva de empresários da Carolina do Norte e do Sul e lança publicação com oportunidades de negócios

por marcel_gugoni — publicado 07/05/2012 09h41, última modificação 07/05/2012 09h41
São Paulo – Guia Carolinas’ Highlights mostra os setores mais atrativos dos dois Estados americanos.

Os Estados americanos da Carolina do Norte e da Carolina do Sul serão o destaque do Carolinas’ Highlights, publicação centrada em oportunidades de negócios a ser lançada pela Amcham em parceria com a agência de promoção Charlotte Regional Partnership no próximo dia 15/05 (terça-feira). Nessa data, uma comitiva com empresários de ambas as localidades participa de um café da manhã na Amcham-São Paulo para divulgar o guia.

Veja mais como funciona o programa "How to Do Business and Invest in Brazil"

O evento ocorre no Amcham Business Center, na Rua da Paz, 1431, em São Paulo, e é gratuito para os sócios da Amcham. Quem tiver interesse em conhecer as duas Carolinas e a região de Charlotte, a maior cidade da Carolina do Norte, pode se inscrever aqui.

Ronnie Bryant, president e CEO da Charlotte Regional Partnership, falará sobre as áreas com maior potencial de negócio entre os dois Estados e as empresas brasileiras. Ainda haverá palestras sobre as leis, a tributação e os financiamentos a companhias com atuação na região.

Os principais setores que movimentam a economia são os de defesa, finanças, saúde (indústrias de biotecnologia e farmacêuticas), energia, cinema, química, plásticos, borracha, máquinas, alimentos e materiais de construção.

A viagem ocorre pouco mais de um ano após uma missão da Amcham-Brasil levar empresários brasileiros à região de Charlotte, na Carolina do Norte, na divisa com a Carolina do Sul. “Estamos aqui em uma missão agressiva para captar investimentos para Charlotte. A região vem crescendo e essa iniciativa é importante para que o desenvolvimento seja sustentável, com geração de mais empregos”, disse Bryant durante o encontro em dezembro de 2010.

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

O Carolinas’ Highlights soma-se ao Georgia Highlights e ao Indiana Highlights como guias específicos sobre as oportunidades e as características destes Estados. A Amcham ainda prepara um guia especial com informações macroeconômicas sobre os Estados Unidos, além de guias setoriais explicando as especificidades em se fazer negócios no País destinados a investidores brasileiros e empresas que pretendem entrar no mercado americano.

Missões comerciais

O evento de 15/05 é o quarto do tipo que ocorre na Amcham só em 2012. Em abril, três missões internacionais promoveram os Estados americanos da Georgia e do Missouri e a economia de Hong Kong, centro financeiro da China.

O vice-governador da Georgia, Casey Cagle, mostrou as oportunidades na área de agricultura, que representa mais de 17% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado americano, ou algo como US$ 68,8 bilhões de uma economia local de US$ 403 bilhões.

Veja mais: Agricultura é maior oportunidade para negócios entre Brasil e Georgia, afirma vice-governador do Estado americano

Já o governador do Missouri, Jay Nixon, reforçou na Amcham que a maior oportunidade junto a seu Estado está na qualificação e nas parcerias educacionais. “O sistema educacional do Missouri é forte da pré-escola à universidade e vemos que isso é especialmente importante para o Brasil, que, graças ao Ciência Sem Fronteiras, lançado pela presidente [Dilma Rousseff], nos permite apoiar mais acordos para ter estudantes do Brasil vindo estudar no Missouri.”

Veja também: Educação é principal motor de uma economia forte, afirma governador do Missouri

Charles Ng, diretor associado geral da InvestHK, por sua vez, disse que Hong Kong é uma das mais desenvolvidas economias do mundo devido à sua avançada indústria financeira e sua proximidade com a segunda maior economia do mundo. “Temos uma legislação transparente e compreensível pelo mundo, que abraça a segurança jurídica, e somos um caminho para experimentar e conectar-se com o mercado chinês, vendendo ou comprando produtos para a segunda maior economia do planeta por meio do nosso sistema de livre-comércio”, diz.

Leia mais: Hong Kong é um dos principais centros financeiros da Ásia e oferece boas oportunidades de negócios a companhias brasileiras

Em março, a prefeita da cidade de Houston (Texas), Annise Parker, esteve na Amcham e afirmou que a boa infraestrutura logística e tecnológica também são atrativos de investimentos brasileiros. O dinamismo de sua economia, baseada nos setores petrolífero, aeroespacial e médico, preparou a cidade para enfrentar a crise financeira de 2008 com mais recursos. “Fomos a última cidade a sentir os efeitos da crise, e a primeira a sair”, comenta ela, que comanda a quarta maior cidade dos EUA.

Leia também: Cidade de Houston quer atrair investidores cominfraestrutura logística e tecnológica

Em termos de infraestrutura logística, Houston possui o sétimo aeroporto mais movimentado dos Estados Unidos, segundo Annise. Além disso, o porto de Houston é o que mais movimenta cargas brasileiras para os Estados Unidos.

registrado em: