Amcham recebe delegação norte-americana para discutir oportunidades de investimento

publicado 31/07/2018 12h01, última modificação 14/08/2018 15h15
São Paulo - Executivos de diversos setores discutiram momento do país e oportunidades de investimento

Trabalhando sempre no intuito de fomentar negócios entre Brasil e Estados Unidos, a Amcham recebeu no dia 25/07 uma delegação da Hofstra University, de Nova York.  Formada por executivos de áreas como tecnologia, finanças, varejo e saúde, a equipe discutiu, junto a Amcham, o momento atual do país e suas oportunidades de investimento.

Com base no projeto How to do Business and Invest in Brazil, as apresentações ficaram a cargo de Daniella Leite, gerente de Comércio Exterior da Amcham, e do Dr. Hélio Moraes, do escritório Pinhão e Koiffman Advogados, que hoje possui dois guias informativos que integram o projeto – How to understand IT Law in Brazil e How to understand Health Care System in Brazil.

“Um dos nossos objetivos, como Câmara de Comércio, é fomentar negócios e estreitar relacionamento entre Brasil e, principalmente, Estados Unidos. Com base nisso, é comum recebermos delegações estrangeiras para explicarmos as peculiaridades e principais diferenças do mercado, em relação ao país de origem, e com isso incentivar a entrada de novos negócios no Brasil”, explica Leite.

 

Brasil: potência para investimentos

Com um mercado consumidor de 207 milhões de pessoas e um PIB de R$6,5 trilhões, o Brasil é o destino de investidores dos Estados Unidos, Holanda, Alemanha, Luxemburgo e Inglaterra. Ainda saindo de uma recessão muito forte, as empresas brasileiras buscam por competitividade global através de mais diversificação em seus produtos de exportação, a fim de acrescentar valor à cadeia logística global.

Durante a reunião, Leite e Moraes expuseram as potencialidades do país, dando um panorama sobre o cenário político-econômico. “Tentamos detalhar as novidades que temos vivenciado na área tecnológica, que envolve o crescimento de fintechs no país, uso de criptomoedas e questões do projeto de lei de Proteção de Dados, que está para ser sancionado”, acrescenta Leite.

 

Projeto How to

Há mais de vinte anos, o projeto How To Do Business and Invest tem como objetivo fomentar investimentos em empresas estrangeiras no Brasil e de empresas brasileiras nos Estados Unidos. Os conteúdos são voltados para tirar dúvidas a respeito de legislação, trazendo informações práticas para potencializar os negócios entre países. O conteúdo é gratuito e desenvolvido pela Amcham e outros parceiros, sendo atualizado anualmente e trazendo fontes confiáveis.

Devido a grande diferença com o mercado norte-americano, muitos empresários estrangeiros têm dúvidas a respeito das leis do Brasil, principalmente relacionadas ao sistema tributário, trabalhista, educacional e saúde.

“Por meio desses guias informativos, tentamos desmistificar a ideia de dificuldade de fazer negócios com o Brasil. De fato, alguns processos são diferentes e precisam de mais atenção pelo novo entrante no país. Entretanto, com as informações corretas e o parceiro certo, o sucesso da entrada da empresa no Brasil é certo. O país é muito rentável, com um mercado consumidor atraente e com uma vasta gama de oportunidades para investimento”, finaliza Leite.