Amcham vai ampliar atuação no mercado de missões comerciais em 2012

por andre_inohara — publicado 09/01/2012 13h17, última modificação 09/01/2012 13h17
São Paulo – Visitas comerciais à China e aos Estados Unidos terão continuidade.

A Amcham vai intensificar as ações de promoção de negócios neste ano.

Os empreendedores brasileiros que buscam mercados no exterior poderão participar das missões comerciais que serão realizadas ao longo de 2012, contar com informações estratégicas sobre estados americanos e serviços de consultoria.

“Continuaremos com as missões aos Estados Unidos e China, e vamos trabalhar para viabilizar uma missão à América Latina”, disse Camila Moura, gerente de Comércio Exterior da Amcham. A viagem deve ocorrer em dois países da região, segundo a gerente.

Para os Estados Unidos, o planejamento inclui quatro missões ao longo do ano. Os setores definidos foram Tecnologia da Informação (TI), Serviços de Alimentação e Construbusiness.

Em 2011, a Amcham realizou quatro missões comerciais aos Estados Unidos. Três delas tinham como objetivo firmar negócios com parceiros americanos nos setores de Ajuda Humanitária, TI e Turismo de Saúde.

A quarta missão foi composta por empresários e autoridades brasileiras que foram apresentar aspectos econômicos e legais da economia nacional a investidores americanos, e também divulgar suas especialidades nesse mercado.

Uma nova missão comercial para a China está prevista para o segundo semestre, revela Camila. Será o terceiro ano em que a Amcham organiza esse tipo de atividade de intercâmbio comercial com o país asiático.

Em 2011, a missão comercial ocorreu na mesma época da visita da presidente Dilma Rousseff  à China. Na ocasião, uma edição em mandarim da série “How To Do Business in Brazil” da Amcham, foi distribuída a empresários chineses presentes no encontro.

Novos títulos de negócios devem ser publicados

Além das missões, a Amcham está preparando novas publicações de negócios para os empresários brasileiros interessados em expandir negócios no mercado americano. Um dos títulos que deverão sair em 2012 é sobre a Flórida, adianta Camila.

Por meio da série ‘State Highlights’, a Amcham disponibiliza informações estratégicas sobre os estados americanos. Os volumes são publicados em parceria com os respectivos governos locais.

Em 2011, foram lançados o ‘US Highlights’, com dados sobre a economia e oportunidades de investimentos nos Estados Unidos, e o ‘Indiana Highlights’, específico sobre o estado de Indiana.

“Pretendemos trazer mais delegações estaduais dos EUA”, segundo Camila. No ano passado, os governadores de Indiana, Flórida e Massachusetts visitaram o Brasil, com o objetivo de atrair mais investidores brasileiros aos respectivos estados.

Consultoria

O departamento de Comércio Exterior da Amcham também pretende reforçar os serviços de consultoria. Em 2011, foram realizadas 459 pesquisas econômico-financeiras aos associados. Algumas consultas se tornaram projetos de internacionalização e de busca de mercados e parceiros no exterior.

“Estamos aperfeiçoando nosso conteúdo em informação, networking e contatos para as empresas estrangeiras que procuram o Brasil ou para se inserir ou para expandir negócios”, destaca Camila.

Para ajudar as empresas a se inserirem no mercado externo, a Amcham disponibiliza pesquisas e estudos de viabilidade de comercialização de produtos.

A Amcham também pode prestar serviços de identificação de empresas e contatos comerciais no exterior, além de facilitar a aproximação de parceiros potenciais via networking.

registrado em: