Consultoria da Amcham prepara empresa de biotecnologia para entrar nos EUA

por simei_morais — publicado 06/05/2013 15h59, última modificação 06/05/2013 15h59
São Paulo – Baseado em Limeira, produtor quer aumentar faturamento exportando componente que recupera solo
biotecnologia_foto01.jpg

Um produto inédito, feito a partir de matéria orgânica, que potencializa adubos (químicos e orgânicos) e devolve condições da vegetação nativa ao solo é um dos próximos inventos brasileiros a buscar o mercado dos Estados Unidos. Trata-se do Microgeo, principal produto da Microbiol.

Fundada há 13 anos em Limeira-SP, a empresa contratou a consultoria de comércio exterior da Amcham – Brasil para estudar o ambiente norte-americano e decidir os rumos de seu projeto de exportação.

Hoje, ela vende para países do Mercosul, mas tem no Brasil seus principais clientes. “Como os Estados Unidos são o maior mercado agrícola do mundo, precisávamos entendê-lo melhor, por isso consideramos a consultoria da Amcham”, comenta Leandro Leal Suppia, diretor comercial e de marketing.

Decisões e mudanças

Com a consultoria, a Microbiol decidiu prosseguir nos planos de exportação para os produtores norte-americanos. A empresa está estruturando seu departamento de exportações para suportar as ações, além de organizar sua comunicação para o mercado, inserindo materiais em inglês. No segundo semestre de 2013, seus gestores seguirão para os Estados Unidos em uma missão comercial organizada pela Amcham, para mais uma etapa de seu planejamento de exportação.

A empresa produz, hoje, 2 mil toneladas do produto por ano. Uma nova fábrica entrará em atividade, ampliando para 9 mil toneladas. Essa expansão dará suporte ao novo volume exportado, que deverá significar um quarto de todas as vendas. “Para os Estados Unidos, devemos iniciar [as exportações] firmemente no final de 2014”, afirma Suppia.

Amcham e o mundo

A Amcham (Câmara Americana de Comércio) possui competência comprovada na facilitação de negócios brasileiros nos Estados Unidos, nas esferas governamental e comercial. Entre suas tradicionais atividades, estão as consultorias e as missões comerciais (agendadas por segmento e exclusivas, sob encomenda), que têm ajudado empresas nacionais de portes e setores diversos a conquistar mercados lá fora.

Com essa experiência, a Amcham passou a atuar junto a outros países, auxiliando a expansão da indústria brasileira. “Hoje, também atuamos com a China e outros países-alvo de nossas empresas”, comenta Camila Moura, gerente de Comércio Exterior da Amcham. Empresas associadas à Amcham têm descontos nas ações.

registrado em: