Educação é destaque na busca de parcerias entre Illinois e Brasil

por marcel_gugoni — publicado 27/09/2012 17h19, última modificação 27/09/2012 17h19
Recife – Governador do estado americano visita País acompanhado por 30 empresários interessados em estreitar relacionamento bilateral.
pat_quinn_195.jpg

Sede de importantes universidades americanas, o Estado de Illinois apresenta grande potencial de desenvolvimento de parcerias com o Brasil, especialmente na área educacional, diz o governador Pat Quinn. 

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

“Queremos estabelecer parcerias com o Brasil, não apenas através do [programa brasileiro] Ciência Sem Fronteiras, como também em outras iniciativas de intercâmbio para estudantes do Brasil e de Illinois. Essa troca é importante porque a educação é um fundamento básico para assegurar o desenvolvimento econômico”, afirmou Quinn, que visita o Brasil e participou do encontro Doing Business with Illinois, realizado pela Amcham-Recife na noite desta quarta-feira (26/09). 

Quinn lidera uma delegação de 30 empresários e representantes do governo estadual interessados em estreitar relacionamento com o País. Recife é a última parada do grupo, que desde o dia 23/09 já passou por São Paulo e Brasília e retorna aos EUA na próxima sexta (28/09). 

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

“Esta aproximação com o Brasil na área educacional é muito importante para nós, já que o ensino superior em nosso Estado é muito forte. Contamos com excelentes instituições, algumas delas representadas nesta delegação”, completou. 

Pat Quinn e Eduardo Campos, governador de Pernambuco, oficializaram acordos de cooperação entre o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e o Instituto de Tecnologia de Illinois, e entre as universidades federal e estadual de Pernambuco e a Universidade de Illinois. 

Áreas de interesse 

Além de educação, outras áreas de interesse para desenvolvimento de parcerias com o Brasil, de acordo com Quinn, são infraestrutura, tecnologia e meio ambiente. 

Leia mais: Há operações em que a maior necessidade é de profissionais com capacitação básica, diz presidente da mineradora Alcoa

“É importante que, em conjunto, encontremos todas as conexões possíveis para trabalhar em oportunidades de negócios que ajudem o mercado daqui e de Illinois.”, declarou. 

Nordeste 

Recife recebeu a etapa mais longa da visita da delegação americana ao Brasil. São dois dias de atividades que incluem, além do evento organizado pela Amcham e de encontro com o governador de Pernambuco, visita ao Complexo Industrial Portuário de Suape e à fábrica da Corn Products Brasil, cuja matriz está em Illinois. 

“Particularmente aqui no Nordeste, temos muitas coisas que podemos fazer juntos. Queremos que o mercado local conheça nossa disposição para cooperar com a região”, disse Quinn. 

Leia mais: Somente gente qualificada pode lidar com novas tecnologias e elevar produtividade, garante professor do Insper

Para Frederico Amâncio, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, também presente ao evento da Amcham, a visita representa importante oportunidade de abrir novas portas para a região Nordeste. 

“O Nordeste ainda é pouco conhecido dos americanos de uma forma geral. A presença de uma delegação de um Estado importante como Illinois mostra o potencial de crescimento dessa região”, disse Amâncio.

registrado em: