Encontro dos presidentes Dilma e Obama aprofunda relações entre Brasil e EUA

por marcel_gugoni — publicado 05/04/2012 17h55, última modificação 05/04/2012 17h55
São Paulo – Amcham promove o debate de temas fundamentais à parceria bilateral, como comércio e investimento, educação, energia, inovação e competitividade.
obama195.jpg

Em aproximadamente um ano, dois encontros-chave para o aprofundamento da relação Brasil-EUA, ambos com participação importante da Amcham. Nesta segunda-feira (09/04), a presidente Dilma Rousseff vai a Washington, onde se reúne com o presidente Barack Obama, retribuindo a visita dele em março de 2011, em Brasília.

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

Como em 2011, quando ajudou a organizar a Cúpula Empresarial Brasil-EUA em Brasília, com a participação de empresários e autoridades dos dois países e a presença de Obama, agora a Amcham apóia o Itamaraty na realização do seminário “Brazil-US: Partnership for the 21st Century”.

Programado para o próprio dia 9, para debater temas fundamentais à parceria bilateral, como comércio e investimento, educação, energia, inovação e competitividade. O evento, na capital americana, será fechado pela presidente Dilma, que terá a oportunidade de interagir com empresários americanos e informar em primeira mão resultados da conversa com Barack Obama. Eduardo Wanick, presidente do Conselho da Amcham, fará a apresentação do palestrante do almoço, David Rothkopf, editor da revista Foreign Policy.

A Amcham também estará representada por Wanick e Gabriel Rico, CEO da entidade, em encontro reservado que está sendo agendado com a presidente Dilma, ministros brasileiros que a acompanham na viagem e representantes de entidades parceiras e empresariado, uma chance estratégica de dialogar sobre a importância da relação bilateral para a elevação da competitividade nacional.

No dia seguinte, a Amcham participa de almoço com o presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, Jorge Ávila, e assina acordo (MOU) com o Council on Competitiveness, organização que trabalha para apoiar o enfrentamento dos desafios de longo prazo da competitividade americana. A ideia do acordo é estreitar relações entre as duas entidades para troca de conhecimento e contribuição mútua sobre a agenda de competitividade nos dois países.

Outro ponto de grande destaque é a realização, concomitantemente à visita da presidente Dilma aos EUA, do terceiro road show How to Do Business and Invest in Brazil  da Amcham, focado em levar aos americanos informações sobre oportunidades de investimentos e como fazer negócios no Brasil. A delegação da Amcham, além de participar da programação com a líder brasileira em Washington, promove seminários, em conjunto com o Itamaraty, em Boston e Nova York entre os dias 09 e 13 de abril.

Expectativas da viagem

Neste período de preparação para a reunião dos dois presidentes, a Amcham tem feito um intenso trabalho nos bastidores e junto à imprensa, mostrando a relevância da ocasião e indicando os temas que devem esta na pauta das conversas. Um destaque nesse sentido foi uma coletiva de imprensa no dia 22 de março, em que Gabriel Rico, Myron Brilliant, vice-presidente de Relações Internacionais da US Chamber, e José Augusto Fernandes, diretor de Estratégia da CNI, mostraram as expectativas do empresariado brasileiro e americano quanto à viagem.

O debate tratou do estreitamento da relação Brasil-EUA, das oportunidades do programa Ciência Sem Fronteiras, do grande potencial para maior parceria em energia, e de avanços em turismo e facilitação da entrada de brasileiros no território americano.

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

Continue a acompanhar nos próximos dias, no site da Amcham e nos perfis da entidade nas redes sociais, informações sobre o encontro dos presidentes, o road show How to, e várias outras atividades no Brasil, incluindo a visita a São Paulo do vice-governador da Georgia, Casey Gagle (11/04), do governador do Missouri, Jay Nixon (16/04), e da secretária de Estado, Hillary Clinton (17/04).

registrado em: