Falta de cultura exportadora entrava maior exportação por micro e pequenas empresas pernambucanas

por giovanna publicado 18/02/2011 11h37, última modificação 18/02/2011 11h37
Recife – Há oportunidades a serem exploradas pelas companhias locais principalmente nos segmentos de bebidas, frutas, softwares e móveis.

Pernambuco ocupa apenas a 16ª posição no ranking de Estados líderes em exportação por micro e pequenas empresas. De acordo com Alexandre Rodrigues Alves, analista do Sebrae-PE, a colocação poderia ser melhorada se o Estado desenvolvesse uma cultura exportadora mais forte.


“A saída é buscar a união, montar parcerias e consórcios, disseminar a informação sobre os processos de exportação. Surge, então, um problema cultural, já que, muitas vezes, é difícil para o micro e pequeno empresário ver que a cooperação não significa competição e sim benefício para todos”, analisa Alvez, que participou na quinta-feira do comitê de Small Business da Amcham-Recife


Além de parcerias e consórcios, Alexandre Rodrigues cita outras ações que podem ajudar esse segmento a posicionar seus produtos no mercado global:


• Implantação local de programas de incentivo ao pequeno exportador;
• Capacitação de maneira continuada;
• Promoção de missões e encontros internacionais;
• Divulgação e facilitação do  acesso a linhas de crédito;
• Prospecção de mercados.

 

Cenário e oportunidades

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae-PE em 2009, 30% dos micro e pequenos empresários no Estado acreditam que buscar novos mercados é um dos fatores críticos de sucesso nos negócios. Há, entretanto, uma disparidade entre o que se pensa e o que se faz, como revelam dados, também do Sebrae, relativos a 2007 (os mais recentes divulgados): das 136.610 micro e pequenas empresas em Pernambuco, apenas 156 vendem ao exterior, movimentando um total de US$ 27,3 milhões por ano com essas operações. 

 

De acordo com o analista, o estado tem atualmente potencial para ganhar espaço no mercado internacional principalmente nos segmentos de bebidas (cachaça e vinho), frutas, softwares e móveis. 

 

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