Seminários da Amcham nos EUA reúnem 140 participantes interessados em oportunidades no Brasil

por andre_inohara — publicado 18/11/2011 10h13, última modificação 18/11/2011 10h13
São Paulo – Investidores americanos querem informações de mercado e formas de atuação no País.
aft_1318.jpg

A segunda edição da missão "How to Do Business in Brazil", organizada pela Amcham e que se encerrou na última quinta-feira (17/11), promoveu seminários para elucidar aspectos econômicos e jurídicos da economia brasileira que atraíram cerca de 140 potenciais investidores em três cidades dos Estados Unidos: Charlotte, Miami e Houston.

“Por conta do momento de crise, muitas empresas americanas estão buscando atuar internacionalmente para alavancar seus negócios. E o Brasil sem duvida é um dos destinos preferidos”, destaca Camila Moura, gerente de Comércio Exterior da Amcham, que acompanha a comitiva.

Em Charlotte, primeira etapa da viagem (14/11), o público do evento foi estimado em 40 pessoas. Outros 50 se reuniram em Miami no dia 15 e mais 50 interessados estiveram em Houston, última etapa da viagem (17/11).

Em 2010, a delegação passou por Nova York, Houston e Miami, atraindo um público semelhante.

“O mercado interno brasileiro, as projeções de crescimento, a exploração do petróleo na camada pré-sal, a Copa e as Olimpíadas são os grandes atrativos para os investidores”, afirma Camila.

Grande interesse

Nos seminários, entitulados "Doing Business in Brazil", ficou patente que o interesse dos investidores americanos pelo Brasil continua grande. Eles seguem à procura de informações sobre segmentos promissores e formas de atuação.

A Amcham pode ser um importante parceiro para essas empresas. “Ainda faltam informações para as empresas americanas sobre setores onde existe demanda para seus produtos e de que forma elas podem atuar”, diz Camila.

Integrantes

Na comitiva da Amcham, estavam representantes do escritório Machado Meyer, Sendacz e Opice Advogados e da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, a Investe SP.

Ambos são parceiros da Amcham na elaboração da série “How to Do Business in Brazil”, que tem como objetivo auxiliar investidores externos ou profissionais e executivos recém-chegados ao Brasil a entenderem e atuarem no mercado brasileiro.

O escritório é parceiro da Amcham no título "How to Manage Corporate Taxes in Brazil", sobre as especificidades do sistema tributário brasileiro. A Investe SP cooperou com a publicação "How to Invest in São Paulo", guia sobre as vantagens econômicas de São Paulo aos interessados em se estabelecer em seu território.

O secretário-executivo do Governo do Estado de Pernambuco, Lauro Gusmão, também fez parte da comitiva. A Amcham deve publicar em 2012 o guia “How to Invest in Pernambuco”, que terá dados econômicos e legais sobre o Estado, em parceria com o governo pernambucano.

registrado em: