Missão da Amcham levou empresários de TI para capacitação com gigantes da tecnologia nos EUA

por marcel_gugoni — publicado 11/10/2012 10h08, última modificação 11/10/2012 10h08
São Paulo – Grupo com representantes de nove empresas brasileiras visitou empresas de Washington D.C, Vale do Silício e Austin para negócios e networking.
mozilla_195.jpg

A capacitação foi a palavra-chave da terceira missão comercial de tecnologia da informação (TI) que a Amcham promoveu para os Estados Unidos. Um grupo de 15 empresários e executivos, representantes de nove companhias brasileiras, visitou gigantes da tecnologia como Apple, Twitter, Dell e Mozilla para conhecer as principais tendências e novidades de produtos e serviços na área.

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

A viagem, realizada em parceria com a Embaixada do Brasil em Washington D.C. entre os dias 30/09 e 06/10, incluiu passagens por Vale do Silício, Austin e a capital americana, Washington DC. O Vale do Silício é conhecido por abrigar as sedes de companhias como Google, Intel, Facebook, HP, Adobe, Yahoo e outras. Austin, por sua vez, abriga Nvidia, 3M, AMD, Cisco Systems e muito mais.

Para Camila Moura, gerente de Comércio Exterior da Amcham que acompanhou a comitiva de TI, as missões da Amcham oferecem oportunidades de negócios e networking para permitir expansão da atividade das empresas participantes. “Na área de TI, esse conhecimento surge na maneira de como fazer negócios na Vale do Silício”, afirma.

“Nas visitas e palestras com executivos da Dell e da Mozilla, por exemplo, os empresários puderam conhecer tendências de negócios e tecnologias que ainda não chegaram ao Brasil”, reforçou. O grupo se constituiu, principalmente, de representantes de companhias de desenvolvimento de software e aplicativos e de serviços de tecnologia.

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

Camila diz que a capacitação é essencial para empresas que buscam crescimento mais robusto. “No Brasil, as companhias estão voltadas à oferta de diversos produtos e serviços, mas é importante que aprendam a focar em um diferencial competitivo. As visitas servem como bons exemplos de modelos a seguir”, completa.

A etapa de Austin contou com o apoio, além da Embaixada do Brasil, da Câmara Afro-Americana de Comércio.

Mais missões

A primeira missão comercial da Amcham aos EUA focada no segmento de TI ocorreu em maio de 2010, levando empresários para buscar parcerias comerciais e visitar feiras de tecnologia. Em outubro de 2011, a Amcham repetiu a experiência com uma delegação que foi a eventos setoriais em Nova York e Washington.

A partir desta quinta-feira (11/10), a Amcham promove também sua terceira missão comercial à China. A viagem abre oportunidades para os mais variados setores, entre eles máquinas e equipamentos, computadores e tecnologia da informação, veículos e autopeças, produtos químicos e minerais, construção, eletrodomésticos, materiais elétricos e eletrônicos, e comunicação.

Veja também: Terceira missão comercial da Amcham para a China visita quatro cidades e três feiras de negócios

O objetivo da missão à China é capacitação, geração de negócios e assessoria logística e operacional. A agenda prevê a visita da comitiva à CantonFair, maior feira multissetorial do mundo, em Guangzhou; à Hong Kong Electronics Fair; e à China Sourcing Fair, em Hong Kong; além de visitas técnicas a fábricas e empresas chinesas.

registrado em: