Nova missão Amcham levará empresas para conhecer setor de green technology nos EUA

publicado 05/08/2013 16h05, última modificação 05/08/2013 16h05
São Paulo – Cadeia de sustentabilidade em Washington, Portland e São Francisco estará na agenda da comitiva
estacao-baldock-4599.html

Com tradição em realizar missões comerciais de vários setores, entre empresários brasileiros e estrangeiros, a Amcham – Brasil fará a primeira missão focada em green technology. A proposta é levar aos Estados Unidos grandes e médias empresas nacionais para fazer benchmarking em projetos de referência que abordam toda a cadeia, incluindo green building, green energy e green technology.

De interesse da iniciativa privada e de governos, o tema envolve energia limpa e renovável, eficiência de recursos, incentivo à inovação e modelos sustentáveis de produção, o que impacta diretamente a competitividade. “A sustentabilidade, hoje, é uma questão de necessidade. As organizações cada vez mais têm buscado soluções e adequações nessa área”, comenta Camila Moura, gerente de Comércio Exterior da Amcham.

O destino foi definido por reunir projetos avançados em toda a cadeia de tecnologia verde, nos setores público e privado. “Os Estados Unidos são referência em energia limpa. Em 2012, os investimentos aumentaram 31% nessa área”, cita a executiva.

Agenda

A agenda estratégica, de 28 de outubro a 02 de novembro, será nas cidades de Washington, Portland e São Francisco, que reúnem projetos ícones na área. Na primeira, concentram-se decisores, associações e incentivos governamentais. São Francisco, que fica no Vale do Silício, berço da alta tecnologia, se tornou um verdadeiro hub de green tech, com soluções inovadoras em sustentabilidade.

Portland é a principal cidade “green” dos Estados Unidos: além de possuir órgãos públicos designados para o desenvolvimento sustentável, virou referência em green building, com construções sustentáveis. Na região, um dos pontos a serem conhecidos é a Baldock Solar Station, a maior estação de energia solar instalada em uma rodovia, em meio a plantações de milho.

Empresas de médio e grande portes como construtoras, concessionárias, de engenharia e de infraestrutura, além de órgãos governamentais, podem se candidatar à missão. Os participantes passarão por uma seleção.

Missões Amcham

Maior câmara americana de comércio fora dos Estados Unidos, a Amcham – Brasil fez 18 missões comerciais, desde 2009, com o objetivo de estimular investimentos e identificar oportunidades no mercado internacional. Para promover networking estratégico e capacitação das empresas participantes, as agendas contemplam visitas técnicas a empresas e entidades, rodadas de negócios e encontros como seminários e workshops.

Como resultado das missões já realizadas, várias empresas brasileiras fecharam parcerias com investidores americanos e captaram oportunidade de abrir operações em solo americano, entre outros negócios.

Amcham e a sustentabilidade

A Amcham é incentivadora e divulgadora de práticas de sustentabilidade entre seus mais de 5.000 associados, em 13 unidades pelo país, e também em sua sede, em São Paulo. A entidade promove, anualmente, o Prêmio Eco, pioneiro no país em reconhecer empresas sustentáveis. Criada em 1982, a premiação tem inscrições abertas até 19 de agosto, para a 31ª edição.

A Amcham também investe na adequação de sua sede às normas de green building, com ações que inferem em toda a infraestrutura, desde a utilização de recursos até o comércio com fornecedores locais. No prédio, por exemplo, há sistema de captação de água pluvial, redutores de consumo de água, sistemas de iluminação e ar condicionado inteligentes, entre outras práticas.

registrado em: