Série How To promove Brasil no exterior de forma inédita, diz embaixador Rubens Gama

publicado 30/08/2013 16h08, última modificação 30/08/2013 16h08
São Paulo – Diplomata esteve na Amcham para lançamento de títulos da série voltada a investidores estrangeiros
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Há sete anos, o Brasil era promovido no exterior apenas em ações do próprio governo brasileiro. Até que a Amcham passou a fazer uma série de publicações em inglês, desvendando as leis e o mercado brasileiro para atrair investidores ao país, com as publicações How To do Business and Invest in Brazil. Quem conta a história é o embaixador Rubens Gama, diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores.

“A Amcham foi nossa parceira e fez isso de forma inédita”, diz. Gama participou do lançamento de cinco novos títulos da série How To, quinta-feira (29/08), durante almoço na Amcham – São Paulo. Participaram também o cônsul geral do México em São Paulo, José Gerardo Traslosheros Hernández; o cônsul geral do Peru em São Paulo, Jorge Arturo Jarama; a cônsul-geral adjunta dos Estados Unidos em São Paulo, Samantha Carl-Yoder, acompanhada do vice-cônsul, Thomas Hanson, e do cônsul comercial Steve Knode; e o cônsul geral adjunto da Argentina, Valdo Palmai.

Crescimento

Gama diz que a série, que já está na página do Itamaraty na internet, ganhará mais destaque na reformulação do site. E ressaltou as missões comerciais que a Amcham passou a fazer, à mesma época do How To, levando empresários brasileiros para novos pólos de desenvolvimento dos Estados Unidos, além dos tradicionais, já conhecidos.

Para o embaixador, o Brasil tem elementos objetivos para atração de negócios, como amplo território, população superior a 200 milhões de habitantes, instituições sólidas, recursos energéticos, minerais e hídricos, além de investimentos em infraestrutura em curso.

“Temos desafios seriíssimos, mas que estão sendo enfrentados, como aeroportos leiloados, obras acontecendo. Nos últimos anos, o aumento do consumo individual sustentou a economia. Nos próximos, os investimentos em infraestrutura vão conduzir a economia do Brasil”, afirma.

Além dos PACs (Plano de Aceleração do Crescimento) 1 e 2, ele cita o PIL (Programa de Investimento em Logística), que prevê injetar R$ 470 bilhões em cinco anos, no país. “Isso vai gerar investimentos em todos os setores, desde o uniforme do trabalhador até as sondas submarinas para extração de petróleo”, adverte.

Rubens Gama lembra, ainda, que o Brasil foi, em 2012, o terceiro maior receptor mundial de investimentos diretos, com US$ 67 bilhões. Em 2011, foram US$ 65 bilhões e a previsão para este ano, diz o embaixador, é de superar US$ 60 bilhões de novo. “Quem tem os números da economia em mãos sabe que continua valendo a pena investir no Brasil”, sustenta.

How To

A série How To do Business and Invest in Brazil contempla 33 temas que abrangem temas pertinentes à realizaçãod e negócios no Brasil, como legislação trabalhista, tributos, estrutura judiciária, sistema financeiro, marcas, infraestrutrura e estados brasileiros, entre outros.

Todos os guias estão disponíveis para download gratuito na página da Amcham.

Os cinco novos títulos são How to understand IT law in Brazil; How to build a labor force in Brazil; How to perform an M&A in Brazil, How to understand litigation in Brazil e How to invest in Minas Gerais.

Eles foram produzidos, respectivamente, em parceria com os escritórios Pinhão & Koiffman Advogados; Granadeiro Guimarães Advogados; RPSN Advogados; Teixeira, Martins Advogados; e Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais.

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